O crescimento infantil saudável não é decidido apenas pelo peso. Habilidades motoras, comprimento, peso, circunferência do braço, espessura das pregas cutâneas do tríceps e subescapular são levadas em conta ao decidir se a criança está crescendo e se desenvolvendo em um ritmo adequado. para cada indivíduo. Um bebê ganha 5 oz. para 7 oz. uma semana. Segundo os especialistas da Mayo Clinic, o peso de um bebê às 20 semanas deve ser aproximadamente o dobro do peso do bebê. Não se preocupe se o seu filho tiver uma pausa no crescimento; de acordo com os especialistas da Mayo Clinic, isso é normal. Preocupação não é necessária, a menos que seu bebê não cresça entre os exames de bem-estar do bebê.
Altura
A altura ou comprimento de um bebê também é um fator-chave para decidir se um bebê está se desenvolvendo em um ritmo normal. Quando um bebê atinge 20 semanas, ele deve ser mais do que o dobro de seu comprimento no nascimento.
Outras Habilidades
Uma criança de 20 semanas deve ter certas habilidades motoras. Uma criança de 20 semanas deve ser capaz de levantar a cabeça e olhar de lado a lado. Os bebês devem ser capazes de rolar do estômago para as costas, e de costas para o estômago. Algumas crianças podem sentar-se em uma cadeira alta aos cinco meses de idade. Os bebês também têm alguns marcos de fala que devem ser cumpridos em 20 semanas. Isso inclui sorrir quando um pai aparece, sorrir quando falado e fazer sons suaves de arrulho.
Problemas de desenvolvimento
Se um ou dois desses marcos não forem alcançados em 20 semanas, não é motivo para preocupação . Todo bebê cresce em um ritmo diferente. Se uma criança não tiver o dobro de peso e altura, pode ser um sinal de desnutrição. Se uma criança não atingir todos ou quase todos os seus objetivos de desenvolvimento, consulte um pediatra para saber se seu sistema nervoso central está se desenvolvendo corretamente.
, , ] ]