O peso saudável do seu filho depende de muitos fatores. Embora o ganho de peso seja uma parte normal do desenvolvimento do seu filho, saber como o seu filho de 5 anos se compara com outras crianças da sua idade pode ajudá-lo a compreender o seu estado de saúde. Com o aumento dramático da obesidade infantil, certifique-se de incentivar seu filho a manter um peso saudável e compreender a importância de hábitos saudáveis.
Índice de Massa Corporal
A maneira mais comum de calcular o peso com base na idade seu filho é através do índice de massa corporal ou IMC. O índice de massa corporal é usado para determinar se o seu filho está com um peso saudável para a altura dele. Para calcular o IMC, divida o peso do seu filho em libras pela sua altura em polegadas. Divida esse número pela altura em polegadas novamente e multiplique essa quantidade por 703.
Intervalos Saudáveis
Os Centros de Controle de Doenças listam os gráficos de crescimento para o IMC de acordo com a idade do seu filho. Use os gráficos de crescimento do IMC por idade para crianças de 2 a 19 anos. Esse ranking percentual mostrará como o seu filho se compara a outras crianças da sua idade nos Estados Unidos. Os médicos consideram um percentil saudável entre o 5º percentil, mas menor que o 85º percentil. Se uma criança é menor que o 5º percentil, ela é considerada abaixo do peso. Os intervalos do percentil 85 a 95 são considerados acima do peso com obesidade acima do percentil 95.
Considerações
No caso de o seu filho não se encontrar entre o intervalo saudável para o seu peso, ainda existem fatores a considerar . Por exemplo, genética, gênero, hormônios, atividade física, problemas de saúde, nutrição e meio ambiente são fatores que variam entre todas as crianças e inevitavelmente influenciam sua taxa de crescimento. Considere também o nível de atividade do seu filho. Por exemplo, uma criança muito atlética pode ter mais massa muscular e, portanto, maior IMC, apesar da falta de gordura corporal. Da mesma forma, uma criança muito ativa pode ter um IMC baixo para sua idade e ainda assim ser saudável. Portanto, certifique-se de usar o IMC em conjunto com outras avaliações; medidas de espessura da dobra da pele, avaliações da dieta, atividade física e história da família.
Sinais de Alerta
Monitore seu filho para flutuações significativas de flutuação ou de peso ao longo do tempo. Se seu filho ganha ou perde peso muito rápido, isso pode ser um sinal de um possível problema. Coisas específicas, como problemas emocionais, estresse, depressão ou até mesmo um evento traumático, podem influenciar fortemente seu filho e seu peso. Outra razão para perda rápida de peso pode ser a desnutrição - uma das causas mais comuns de problemas de crescimento, segundo o Hospital Infantil de Boston. Se você observar flutuações de peso em seu filho, procure a ajuda de seu médico, psicólogo infantil ou nutricionista para determinar os problemas de peso de seu filho.
Ajudando seu filho a manter seu peso é uma decisão que irá beneficiá-lo durante toda a sua infância. Para que ele seja bem sucedido, guie-o com uma dieta saudável, apoio emocional e muito tempo de brincadeira e atividade física. Certifique-se de fornecer alimentos e lanches nutritivos em horários regulares. Ensine-lhe a importância de apenas comer até que estejam satisfeitos para evitar o hábito de comer demais. Além disso, tente fazer do exercício um hábito diário para eles participando de pelo menos 60 minutos de exercício por dia, conforme recomendado pelas Diretrizes Dietéticas para Americanos em 2010. Mais importante ainda, seja um bom exemplo para o seu filho acompanhar e vê-lo ter sucesso como ele cresce.