A maioria das crianças ganha tanto peso nos primeiros anos que crescem mais rápido do que nunca, segundo a Kids Health, parte da Fundação Nemours. No entanto, algumas crianças não ganham a quantidade esperada de peso. Se seu filho não está ganhando peso, ele pode ter uma condição subjacente que requer tratamento médico.
Variações normais
Muitos fatores podem fazer com que a criança ganhe peso em um ritmo mais lento. De acordo com o site Kids Health, bebês amamentados podem ganhar peso mais lentamente do que bebês alimentados com mamadeira nos primeiros meses, e algumas crianças têm genes que os fazem ganhar peso em um ritmo mais lento do que seus pares. Levar seu filho ao médico para check-ups regulares permitirá que você acompanhe seu progresso no ganho de peso e dê ao médico uma chance de determinar se seu filho pode estar com um peso prejudicial para a idade dele.
Quando se preocupar
Segundo o site do Baby Center, o seu filho pode ter perdido algum peso se esteve recentemente doente ou o seu crescimento pode estar a abrandar devido a um padrão de crescimento normal para as crianças da sua idade. Seu filho deve, no entanto, geralmente estar ganhando peso à medida que cresce. Seu médico pode querer fazer mais exames se seu filho estiver consistentemente no 60º percentil de peso para crianças da mesma idade, mas ele parou de engordar até o ponto em que ele cai para o 10º percentil, aconselha o Centro do Bebê. Exame e Diagnóstico
Se seu filho não está ganhando peso à sua taxa esperada, seu médico provavelmente terá um histórico médico e alimentar, perguntará sobre os níveis de atividade de seu filho, realizará um exame físico e solicitará exames adicionais, como trabalho de laboratório para uma análise completa do sangue, um teste de urina e um teste de eletrólitos, de acordo com a Kids Health. Ela também provavelmente lhe perguntará sobre qualquer problema em casa, como pobreza, estresse e problemas para alimentar seu filho antes de fazer um diagnóstico adequado.
Causas
Um médico pode passar meses estudando seu filho antes de determinar o que está causando o fracasso do seu filho para ganhar peso. Na maior parte, uma criança que não está crescendo a um ritmo saudável não está comendo corretamente ou seu corpo não está absorvendo ou usando seus nutrientes da melhor forma que deveria, de acordo com o site do Baby Center. A causa subjacente de uma alimentação inadequada ou de um problema de absorção de nutrientes também depende das circunstâncias individuais do seu filho. Uma criança pode não obter nutrientes suficientes em sua dieta porque seus pais o têm em uma dieta com pouca gordura. Alternadamente, ele pode não estar comendo o suficiente porque está distraído quando está comendo ou seus pais podem não conseguir comprar comida suficiente para ajudá-lo a ganhar peso. Em alguns casos, problemas médicos, como fibrose cística, doença celíaca, diarréia crônica, fissura labial ou palatina, distúrbios respiratórios, refluxo ácido, parasitas ou distúrbios metabólicos podem ser a causa subjacente, de acordo com a Kids Health.
O tratamento do seu filho dependerá do que o seu médico determinar como causa subjacente do problema. O tratamento pode envolver medicação para um problema gastrointestinal, aumentar a ingestão calórica de seu filho com a ajuda de um nutricionista, levar seu filho a um fonoaudiólogo para ajudá-lo a engolir ou contratar um terapeuta familiar para ajudar a reduzir o estresse em casa.> , , ] ]