Em uma era de obesidade infantil e crescente pressão social para permanecer magra e atraente, a perda de peso pode ser um assunto confuso para um adolescente. Primeiro, consulte o pediatra do seu filho para determinar se a perda de peso é realmente necessária. Em vez de focar na escala, concentre-se em estabelecer hábitos ideais de nutrição e atividade física, incentivando uma imagem corporal saudável.
IMC infantil e adolescente
É importante que você não incentive a perda de peso sem antes consultar com o pediatra do seu filho. Como a gordura corporal muda com a idade e varia entre meninos e meninas, não há recomendações de peso clínico para crianças. Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças recomendam o uso da calculadora IMC para Crianças e Adolescentes como um meio para determinar um percentil de peso saudável em vez de peso ideal para um adolescente. Um médico pode ajudá-lo a usar este gráfico para determinar o percentil mais saudável para o seu menino ou menina de 12 anos. Se o seu filho se enquadra no percentil 95 ou acima, então ele é considerado com excesso de peso.
Puberdade e ganho de peso
Em alguns casos, uma criança de 12 anos parece estar acima do peso porque aumentou. É importante tranquilizá-la de que o peso extra não é gordo, mas sim seu tipo de corpo individual. Este pode ser um momento particularmente difícil para as meninas, pois elas começam a experimentar alterações hormonais devido à menstruação e puberdade. Se o seu filho não estiver classificado com excesso de peso de acordo com a calculadora IMC Criança e Adolescente, tenha cuidado ao não se concentrar de forma inadequada no peso. Healthychildren.org - um site endossado pela Academia Americana de Pediatria - adverte que importunar as crianças sobre a perda de peso pode, inadvertidamente, levá-las a desenvolver uma imagem corporal distorcida e aumentar o risco de desenvolver um distúrbio alimentar. -Old's Nutrition
Healthychildren.org diz que as crianças de 6 a 12 anos precisam de boa nutrição para continuar crescendo normalmente. Durante esse período, eles normalmente ganham entre quatro e sete libras por ano. A maioria das meninas experimenta aumentos em sua taxa de crescimento entre as idades de 10 e 12 anos, enquanto os meninos começarão seus maiores surtos de crescimento cerca de dois anos depois. Se o seu pediatra lhe disser que seu filho está crescendo e ganhando peso normalmente, então não há necessidade de focar no número da escala. Em vez disso, concentre-se em estabelecer bons hábitos nutricionais incentivando uma dieta rica em frutas, vegetais, cereais integrais e proteínas magras. Por outro lado, se seu filho cair no percentil 95, então seu pediatra pode aconselhá-lo sobre os passos a tomar para a perda segura de peso.
Atividade física divertida
O CDC recomenda que as crianças e adolescentes se envolvam em 60 minutos de atividade física todos os dias. Três desses dias devem incluir fortalecimento muscular e densidade óssea. Esportes como ciclismo, natação, basquete, corrida, dança e futebol não são apenas divertidos, mas, quando realizados regularmente, também manterão sua criança de 12 anos saudável. Healthychildren.org diz que 12 por cento das crianças na pré-puberdade estão acima do peso, mas poucas delas são fisicamente ativas. O exercício não só queima calorias, mas também reduz o apetite.
, , ] ]