Alimentos para comer
Como todas as crianças, uma criança ansiosa deve ingerir uma dieta nutricionalmente balanceada contendo frutas, vegetais, produtos lácteos, grãos integrais e alimentos saudáveis. óleos e alimentos ricos em proteínas, como carne, frango, frutos do mar e feijão. Dr. Daniel K. Hall-Flavin, psiquiatra da Clínica Mayo, recomenda que os indivíduos ansiosos comam peixe pelo menos duas vezes por semana para melhorar os níveis de ácidos graxos ômega-3, que são importantes para o funcionamento saudável do cérebro. Boas opções de peixe incluem atum, salmão, cavala e arenque. Ele também sugere comer proteína no café da manhã: boas escolhas incluem ovos, leite, linguiça de peru magra e presunto magro.
Carboidratos complexos, como pães integrais e pãezinhos, cereais integrais e aveia cozida lentamente, podem reduzir níveis de ansiedade. Esses alimentos contêm vitaminas B, necessárias para uma transmissão saudável dos nervos, e estimulam a quantidade adequada de insulina, que permite que o triptofano no sangue atinja o cérebro e aumente os níveis de serotonina. O aumento do nível de serotonina pode induzir uma sensação de calma. Incentive seu filho a beber muita água durante todo o dia.
Alimentos para evitar ou limitar o consumo
Crianças ansiosas devem evitar a cafeína, pois pode piorar a ansiedade e interferir com o sono. Limite de carboidratos simples, como lanches açucarados e refrigerantes açucarados. Monitore seu filho por sensibilidades alimentares ou intolerâncias, mas discuta-o com o médico de seu filho antes de eliminá-lo da dieta.
Comer durante Episódios Ansiosos
Uma criança pode não querer comer enquanto está ansiosa, e pressioná-la a comer pode levar ao vômito mais tarde. Ofereça uma bebida fria ou um lanche leve, como frutas vermelhas ou bolachas de trigo integral, durante a ansiedade aguda. Descubra se o seu filho tem dificuldade em comer na escola devido à ansiedade e experimente diferentes alimentos se ela não estiver a comer a merenda escolar ou a comida que a prepara em casa. Um sanduíche frio, pudim frio, gelatina ou salgadinhos podem ser bem tolerados neste momento. Se o seu filho se queixa de dores de estômago e se recusa a comer, procure orientação médica.
Dicas de Refeições
Mantenha as refeições agradáveis e deixe claro que a hora da refeição é um tempo para a união familiar e também para comer. Veja se seu filho vai comer sem incentivo e evitar ameaçar seu filho ou suborná-lo para comer. Salve conversas sobre a ansiedade por um tempo diferente de quando a criança está tentando comer. Pergunte ao seu filho se ele gostaria de ajudar a selecionar o cardápio ou preparar o jantar em família.
Problemas de comer demais
Ocasionalmente, os hormônios do estresse fazem com que a criança coma em excesso. Da mesma forma, uma criança pode se tornar um comedor emocional ou comer demais por hábito. Para limitar a ingestão calórica total, mantenha apenas lanches saudáveis em casa e permita que seu filho coma frutas ou vegetais crus quando quiser comer entre as refeições. Ajude seu filho a desenvolver mecanismos de enfrentamento saudáveis, como discutir seus problemas, praticar esportes ou meditar em vez de depender de alimentos.