Os bebês nascem com estoques de ferro que duram entre seis meses e um ano após o nascimento. À medida que você introduz alimentos sólidos e a ingestão de fórmulas infantis ou de leite materno reduzidas, a criança deve se certificar de que seu bebê receba alimentos ricos em ferro como parte de sua dieta para protegê-lo do desenvolvimento de anemia. Consulte o pediatra do seu bebê se você estiver preocupado com os níveis de ferro ou antes de fazer quaisquer mudanças drásticas na dieta do bebê.
Bebês em risco
Se seu bebê foi prematuro - menor que 3.000 gramas ao nascer - ou alimentada com fórmula não fortificada, ela pode estar em maior risco de desenvolver uma deficiência de ferro. Se você está preocupado com a ingestão de ferro do seu bebê, você também deve incluir alimentos com vitamina C em sua dieta, pois a vitamina C auxilia na absorção de ferro.
Cereais Com Ferro
Frequentemente recomendado como o primeiro alimento sólido para bebês, cereais fortificados com ferro projetados para bebês vêm em uma variedade de tipos, usando grãos diferentes. O cereal de arroz é um alimento comum em primeiro lugar, uma vez que tende a ser leve e fácil para os bebês digerirem. Cereais infantis também vêm em variedades de aveia, trigo, cevada e multi-grãos. Alguns pais optam por usar cereais integrais regulares, como aveia, que contém 4 a 6 miligramas de ferro por porção, de acordo com o site HealthLink BC. Durante o período introdutório inicial, você pode misturar cereal com leite materno ou fórmula para gradativamente deixar seu bebê acostumado com a nova textura e consistência de alimentos sólidos.
Gema de Ovo
Gema de ovo é rica em ferro e pode ser esmagado ou coado e servido ao seu bebê. Se sua família tem uma história de alergia ao ovo, você pode esperar até que seu bebê complete um ano para introduzir qualquer tipo de ovo, incluindo gemas. Em geral, no entanto, as gemas são menos alergênicas do que as claras, que contêm a albumina potencialmente alergênica. Cozinhe as gemas completamente para evitar as salmonelas.
Alimentos ricos em amido
Alguns vegetais ricos em amido possuem altos níveis de ferro. Estes tipos de alimentos tendem a ser suaves, macios e fáceis de mastigar, tornando-os ideais para alimentos sólidos introdutórios. De acordo com o site The Vegetarian Resource Group, 1 xícara de grão-de-bico tem 4,7 miligramas de ferro, 1 xícara de quinoa tem 2,8 miligramas de ferro e uma única batata grande com pele tem 3,2 miligramas de ferro. A carne tende a ser uma boa fonte alimentar de ferro e pode ser introduzida em crianças com seis meses ou mais. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam purê de carne para o bebê para garantir que ele esteja recebendo ferro suficiente em sua dieta. Carnes boas para começar incluem a carne escura de frango, carne bovina, fígado de frango, fígado bovino e peru. Embora a carne de órgãos, particularmente o fígado, tende a não ser popular nos Estados Unidos, você deve considerar a oferta de carnes de órgãos cozidos como alimentos para bebês, uma vez que estas são algumas das melhores fontes de ferro disponíveis. Você pode querer adiar a introdução de carne de porco, marisco e peixe até que seu bebê tenha um ano de idade, uma vez que esses alimentos podem ser alergênicos.