Quando uma criança atinge os três meses finais de seu primeiro ano, ele passará por muitos marcos no desenvolvimento. Estes incluem maior mobilidade, melhor coordenação e uma longa lista de alimentos que ele não só pode comer, mas também desfrutar. De fato, no primeiro aniversário do seu bebê, metade do que ele come será comida sólida. O leite materno ou fórmula ainda são sua principal fonte de nutrição, mas ele pode exigir mais alimentos sólidos para ficar satisfeito por mais tempo. Lembre-se de oferecer ao seu bebê um novo alimento em pequena quantidade e espere de três a quatro dias antes de oferecer outro alimento novo. Isso permite que os pais monitorem seus filhos quanto a alergias ou sensibilidades alimentares.
Spoon
Alimentos alimentados a um bebê com colher devem continuar a ser coados a menos que ela tenha ingerido esse tipo de alimento desde ela tinha 6 meses de idade. Aumente gradualmente a espessura diminuindo o líquido adicionado ao alimento, misturando com um garfo para obter uma textura mais grossa ou comprando alimentos para bebês comerciais em estágio dois ou três. Você pode alimentar o queijo cottage do seu bebê; cereais de cevada, aveia e arroz; espargos; ervilhas; Vagem; e sucos de frutas suaves pasteurizados como pêssego e pêra. Uma criança com sensibilidade conhecida à lactose ou prevalência familiar de intolerância à lactose pode ser aconselhada pelo pediatra a aguardar até o seu primeiro aniversário por qualquer produto lácteo. Dilua sucos com partes iguais de água e suco para evitar que seu bebê desenvolva o gosto por líquidos doces em vez de água pura.
Finger Foods
Se você começou a introduzir alimentos puré ou coados no bebê aos 6 meses, ele pode estar interessado em outras texturas aos 9 meses. Oferecer comidas de dedo é possível nessa idade, mas continue a garantir que seja fácil para seu bebê amassar sua boca. Você pode cortar pedaços de tofu ou oferecer gema de ovo cozida, cenouras bem cozidas, abóbora ou batatas brancas, e frutas maduras, como pêssegos e bananas. Tofu e ovos podem precisar ser aprovados pelo seu pediatra, pois estão no topo da lista de alergênicos. Outros alimentos para os dedos incluem cubos de pão torrados, bolachas, cereais de aveia, cubos de queijo, massa cozida e arroz. Qualquer alimento que seu bebê já tenha comido pode ser picado para que seu bebê possa se alimentar sozinho.
Evitar
Evite qualquer alimento que deva ser mastigado antes de ser ingerido. A comida do tamanho de uma mordida é mais provável que seja um risco de asfixia e requer supervisão dos pais. As ervilhas não são uma opção segura para os alimentos para os dedos, pois são pequenas o suficiente para serem inaladas pela traqueia. Não alimente seu bebê cachorros-quentes, hard candy, uvas, biscoitos, pedaços de carne, cenoura crua, pedaços de maçã e pipoca. As frutas cítricas ainda podem ser muito duras no estômago do seu bebê.