Todos nós já estivemos lá: olhando para os rótulos “vender por” e “antes” em nossa comida imaginando se ela está indo mal ou se ainda tem alguns dias restantes. Mas aparentemente algumas pessoas se queixaram da confusão em torno dessas datas, porque o Food Marketing Institute (FMI) e a Grocery Manufacturers Association (GMA) estão finalmente fazendo algo a respeito. Então diga sayonara a esses termos enganosos.
A FMI e a GMA anunciaram esta semana que estão lançando uma nova iniciativa para reduzir a confusão do consumidor nos rótulos dos produtos. Os grupos estarão trocando 10 frases, tais como “vender por”, “usar por”, “expirar em”, “melhor antes”, “melhor se usado por” e “melhor por”. Elas serão substituídas por apenas duas simples Frases.
"Melhor se usado por" descreverá a qualidade do produto, o que significa que é seguro usar ou consumir o produto após a data, mas pode não ter gosto ou ter o desempenho esperado. Alternativamente, "Use By" referem-se a produtos altamente perecíveis e desenvolvem preocupações com a segurança dos alimentos ao longo do tempo - o que significa que eles devem ser usados até a data do pacote e descartados imediatamente.
Apesar de não ser lei, varejistas e fabricantes são encorajados a começar imediatamente a eliminar a rotulagem enganosa, tornando as duas novas frases uma norma da indústria até o verão de 2018.
Embora essa mudança provavelmente resulte em menos casos de intoxicação alimentar, o objetivo principal é evitar a desnecessária descarte de alimentos, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Nações, aproximadamente um terço dos alimentos produzidos no mundo para consumo humano a cada ano - aproximadamente 1,3 bilhão de toneladas - são perdidos ou desperdiçados. Nos Estados Unidos, uma das principais razões pelas quais isso acontece é porque as pessoas tendem a demitir alimentos porque acham que as coisas correram mal.
De acordo com o comunicado à imprensa, cerca de 44% do desperdício de alimentos nos Estados Unidos "landfills comes from consumers.", 3, [[Felizmente, as estatísticas mostram que abordar a confusão do consumidor em torno da rotulagem da data do produto poderia reduzir esse número em 8%.
“Nossa iniciativa de codificação de produto é o mais recente exemplo de como varejistas e fabricantes estão se esforçando para ajudar os consumidores e reduzir desperdício de alimentos ”, disse Pamela G. Bailey, presidente e CEO da GMA, em um comunicado.
“ Eliminar a confusão para os consumidores usando a formulação de data comum do produto é uma situação ganha-ganha porque significa que mais produtos serão usados de jogado fora em erro ”, disse Jack Jeffers, vice-presidente de qualidade da Dean Foods, que liderou o trabalho da GMA nesta questão. “É muito melhor que esses produtos permaneçam na cozinha - e fora dos aterros sanitários.”
Será pelo menos um ano antes que o novo sistema de rotulagem seja a norma. Até lá, certifique-se de ficar informado sobre as datas de validade dos alimentos. Para uma explicação completa da terminologia atual, bem como alguns exemplos de por quanto tempo os alimentos populares permanecem bons, clique aqui.
O que você acha?
O atual sistema de rotulagem de segurança alimentar é confuso? Quanta comida você joga fora toda semana devido a rótulos enganosos? Você acha que os novos reduzirão a quantidade total de resíduos alimentares?