A nutrição desempenha um papel crucial no desenvolvimento, especialmente durante a infância. O leite materno fornece uma fonte ideal de nutrição para a maioria das crianças, mas algumas mães não conseguem amamentar ou preferem não amamentar. Fórmula feita com leite de vaca é uma alternativa comum, mas você pode ter problemas se seu bebê for incapaz de tolerá-la. Se você está entre os milhões de pais que optam por alimentar suas fórmulas infantis à base de soja como uma alternativa, esteja ciente das preocupações de segurança.
Hormônios vegetais
A soja contém uma ampla variedade de substâncias conhecidas como fitoquímicos . Uma classe de isoflavonas, comumente chamadas de fitoestrogênios, pode ter a fraca capacidade de imitar o hormônio estrogênio humano. Porque os bebês dependem exclusivamente da fórmula, isso é particularmente preocupante. Os níveis sanguíneos médios de genisteína - um fitoestrógeno primário na soja - em bebês alimentados com uma fórmula à base de soja foram 160 vezes maiores do que em adultos que comem uma dieta variada, de acordo com o resumo do Programa Nacional de Toxicologia de 2010. Alguns Riscos Incerto
Com base em dados clínicos, o Programa Nacional de Toxicologia, ou NTP, concluiu que a fórmula de soja não prejudica o crescimento durante a infância em bebês a termo saudáveis. No entanto, as evidências são insuficientes para concluir se a fórmula infantil de soja afeta adversamente o desenvolvimento em áreas como o sistema imunológico, a função da tireóide e o sistema reprodutivo, de acordo com o resumo do NTP de 2010. O NTP identificou a necessidade de estudos humanos bem planejados para avaliar o efeito da fórmula de soja sobre esses parâmetros.
Alguns Medos Repousam
Pesquisadores do Centro de Nutrição Infantil de Arkansas examinaram as diferenças de desenvolvimento em bebês alimentados com mama leite, fórmula feita a partir de leite de vaca e fórmula de soja, usando as Escalas Bayley de Desenvolvimento Infantil e a Escala de Idioma Pré-Escolar-3. Os pesquisadores avaliaram os bebês a cada três meses durante um ano. O estudo constatou que todos os escores de desenvolvimento estavam dentro da faixa normal, embora os lactentes amamentados tenham pontuado um pouco melhor em cognição. Este estudo, no entanto, não examinou áreas críticas de preocupação, como a função tireoidiana, o desenvolvimento reprodutivo e o desenvolvimento do sistema imunológico. Os resultados foram publicados na edição de junho de 2012 da revista "Pediatrics".
Alternativas
Enquanto muitos especialistas concordam que o leite materno é a fonte ideal de nutrição para bebês, nem sempre é viável opção. Fale com o seu pediatra se precisar de ajuda para determinar a melhor fonte de nutrição para o seu bebê. Se você tiver dúvidas sobre as fórmulas à base de soja, existem alternativas. Você pode alimentar seu bebê uma formulação amino, de acordo com o NIH. Aminoácidos servem como blocos de construção de proteínas. Essas formulações também contêm outros nutrientes que facilitam o desenvolvimento saudável. Fórmula feita a partir de leite de vaca sem lactose é outra alternativa. , , ] ]