A Academia Americana de Pediatria recomenda a introdução de alimentos sólidos aos bebês quando eles tiverem 6 meses de idade. Seu bebê pode estar pronto para começar um par de meses antes; no entanto, verifique com o médico do seu bebê antes de avançar com essas mudanças na dieta. O cereal é o primeiro alimento sólido da criança e o introduz em novos sabores e texturas. Uma vez que seu pequenino domina o cereal, é hora de incorporar outros alimentos nutritivos.
Sinais para procurar
É importante garantir que seu bebê esteja fisicamente preparado para lidar com alimentos sólidos. Observe se o reflexo de impulso da língua do seu filho ainda está presente. Crianças pequenas empurram a língua para frente quando sentem algo no fundo da garganta, o que ajuda a evitar asfixia. Este reflexo deve ser completamente ou quase desaparecido antes de adicionar cereais à dieta. Caso contrário, seu bebê vai empurrar a comida para fora de sua boca. Certifique-se de que seu filho tenha um bom controle de cabeça e pescoço e que consiga sustentar sua cabeça de maneira independente.
Incorporando Cereais
Não force sua criança a comer cereais ou outros alimentos sólidos. Tente novamente alguns dias depois, se houver resistência; o leite materno ou fórmula fornece nutrição adequada nesse meio tempo. O cereal misturado com o leite deve ser muito fino no início, mas não coloque a mistura em uma mamadeira. Começar com uma parte de cereal combinada com quatro partes de leite materno ou fórmula é a recomendação do livro de 2011 "American Dietetic Association Complete Food and Nutrition Guide". Aumente gradualmente a quantidade de cereais no leite enquanto seu bebê se acostuma a comer sólidos. Leite ou fórmula ainda deve permanecer o alimento principal na dieta do seu bebê durante seu primeiro ano.
Escolhendo um cereal
O primeiro cereal do seu bebê deve ser enriquecido com ferro. O leite materno fornece bastante desse mineral para o seu bebê até os 6 meses de idade, exatamente quando a suplementação alimentar sólida começa. Escolha um cereal feito com arroz feito especialmente para bebês. O arroz é tipicamente a principal escolha para o primeiro alimento sólido dos bebês, porque é suave para o estômago. Não introduza cereais de trigo na dieta até que seu bebê tenha um ano de idade. A ADA adverte que algumas crianças têm uma sensibilidade de trigo.
Adicionar alimentos sólidos - comece a introduzir seu bebê para alimentos mais sólidos como ele pega o jeito de comer quantidades crescentes de cereais de arroz. Comece com frutas e verduras tostadas e, em seguida, progrida em carnes puras. Introduza apenas um novo alimento por vez a cada três a cinco dias. Isso ajuda a reconhecer se um determinado alimento está causando uma reação em seu bebê devido a uma intolerância ou alergia. Evite dar ao seu bebê alimentos que são alérgenos comuns em bebês, incluindo ovos, amendoim, frutos do mar e nozes. Fique longe de frutas cítricas, pois a alta acidez pode contribuir para assaduras severas. Mel e xarope de milho também devem ser evitados, pois contêm bactérias perigosas para os bebês.