casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Leite de soja é bom para uma mulher grávida?

Muitas mulheres grávidas se perguntam se devem evitar certos alimentos "saudáveis" durante a gravidez devido ao risco potencial para o feto. Embora alguns pesquisadores tenham sugerido que o leite de soja pode prejudicar um bebê em desenvolvimento por causa dos altos níveis de substâncias químicas semelhantes ao estrogênio na soja, pesquisas recentes sugerem que mulheres grávidas podem beber leite de soja sem problemas. Além disso, o leite de soja contém nutrientes valiosos que o tornam saudável durante a gravidez.

Gravidez Nutrição

Durante a gravidez, você precisa comer alimentos com alto teor nutricional em relação ao seu conteúdo calórico para garantir que você está fornecendo seu bebê em desenvolvimento com abundância de vitaminas e minerais. Enquanto você precisa de mais calorias durante a gravidez do que quando não está grávida, suas necessidades calóricas não aumentam tremendamente. Como tal, a Dra. Miriam Stoppard recomenda em "Concepção, Gravidez e Nascimento" que você evite alimentos com adição de açúcares e gorduras e coma alimentos naturalmente magros e saudáveis. O leite de soja se enquadra nessa categoria.

Benefícios da soja

A soja é uma fonte de proteína magra, o que significa que é mais saudável para o coração como fonte de proteína do que muitas fontes de animais com maior teor de gordura. Além disso, a maioria dos leites de soja é fortificada com cálcio, o que significa que eles contêm cálcio adicional. Este mineral importante ajuda seu bebê a construir ossos fortes. A soja também contém pequenas quantidades de ácidos graxos ômega-3 essenciais. O site do leite de soja Silk observa que eles adicionam ácidos graxos ômega-3 extras a alguns de seus produtos, fornecendo-lhe ainda mais essas gorduras valiosas e saudáveis.

Preocupações com a soja

Nos últimos anos, tem havido alguma dúvida sobre se o leite de soja pode prejudicar um bebê em desenvolvimento porque ele contém fitoestrógenos, que são substâncias químicas muito semelhantes em forma ao hormônio estrogênio humano. Um estudo de 1999 no "American Journal of Obstetrics and Gynecology" sugere que o consumo de grandes quantidades de soja durante a gravidez pode afetar o desenvolvimento fetal e o risco de câncer. No entanto, este estudo teve um tamanho de amostra de apenas sete mulheres.

O que mostra a pesquisa

A maioria das pesquisas sobre soja sugere que não faz as mulheres grávidas - ou seus bebês em desenvolvimento - qualquer dano . Um estudo de 2002 no "The Journal of Nutrition" analisou bebês alimentados com fórmula de soja. Os bebês que consomem fórmula de soja consomem mais soja por unidade de peso corporal do que qualquer outro grupo nos EUA, o que significa que, se a soja tiver um efeito prejudicial, ela será mais aparente no grupo infantil. O estudo não mostrou efeitos nocivos da soja.