Como seu filho criou esse jogo engraçado, uma fantasia adorável ou uma pintura parecida com Picasso? Que pequena mente pode fazer com algum tempo livre é incrível. Deixar tempo para o jogo criativo abre um mundo de possibilidades. O tempo não planejado permite que um pensamento seja construído sobre outro até que seu filho tenha criado algo inteiramente novo. O tempo permite que ela mexa com notas no piano. Depois de um tempo, essas notas aleatórias se tornam uma nova música. O excesso de agendamento reduz o tempo importante que seu filho precisa para deixar sua mente relaxar e explorar. Assim como o seu, o cérebro da sua criança funciona melhor quando está bem descansado e capaz de pensar com clareza. Dê ao seu filho tempo suficiente para trabalhar em uma atividade criativa até que ela termine. Em seguida, basta esperar e ver o que ela traz para você.
Ensinar as crianças a assumir riscos
A criatividade exige que seu filho faça algo que nunca fez ou viu antes. Às vezes, este próximo passo acontece sem sua ajuda. Em outras ocasiões, um pouco de incentivo é tudo o que ela precisa para estimular sua criatividade. Talvez todas as necessidades de seu filho sejam um empurrãozinho para passar da pintura com cores básicas para combinar novas e brilhantes cores de pintura. Existem alguns passos fáceis que você pode tomar para incentivar a tomada de riscos. Comece por interessar-se pelo que ela está fazendo. Deixe seu filho saber que não há idéias erradas. Explique a ela que muitas pessoas fazem coisas que ninguém jamais fez antes. Se o seu filho começar um desenho e ficar frustrado, deixe o seu filho saber que está tudo bem se ele não funcionar do jeito que ela pensou que seria. Apontar algo positivo sobre o que ela criou.
Crie um ambiente seguro
Especialistas dizem que assumir riscos exige um ambiente seguro. Seu filho precisa saber que você acha que suas ideias são ótimas e que ninguém vai tirar sarro de suas ideias. Se uma criança está preocupada em ser provocada, ela estará menos propensa a dar o passo fora de sua zona de conforto. Certifique-se de que toda a sua família saiba que a zombaria não é boa. Receber diversas ideias fará com que seu filho se sinta à vontade para mostrar suas ideias. Deixe seu filho saber que suas idéias são interessantes e valiosas. Se você cria um novo jogo, mostre a ela que você acha interessante perguntar sobre o jogo. "McKayla, isso é um novo jogo? Eu gostaria de aprender. Você pode me ensinar a jogar?"
Fornecer Brinquedos
Crianças criativas vêem possibilidades em todos os lugares. Um pau se torna uma ponte para os insetos atravessarem um córrego em miniatura na terra. O giz pode transformar uma calçada em um belo jardim. Blocos de madeira simples tornam-se uma versão cubista de um rosto humano. Brinquedos sem instruções específicas estimulam a criatividade em seu pequeno. Os melhores brinquedos para estimular a mente criativa de seu filho são aqueles com os quais você pode brincar de maneiras diferentes. Exemplos destes tipos de brinquedos são lápis de cera, fantoches e instrumentos musicais. Para incentivar a criatividade, ofereça ao seu filho este tipo de brinquedos.