casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Como desenvolver a imaginação das crianças

Uma criança com uma imaginação saudável, muitas vezes vê o mundo com um ponto de vista vívido e envolvente. Essa perspectiva pode permitir que um jovem experimente uma infância apaixonada e cresça para ser um indivíduo criativo e empreendedor, capaz de resolver problemas e encontrar sucesso. Você pode incentivar e desenvolver a imaginação de seu filho de várias maneiras desde cedo.

Incentive o jogo livre. As atividades estruturadas podem ser divertidas e benéficas, mas brincadeiras não estruturadas com pouca ou nenhuma direção adulta são eficazes para cultivar a imaginação, aconselha a Academia Americana de Pediatria. Esse tipo de brincadeira livre ajuda as crianças a descobrir coisas sobre si mesmas e sobre o mundo ao seu redor - e permite que elas vivam em um mundo próprio onde tudo é possível. O jogo organizado restringe a iniciativa de uma criança e a liberdade de escolha, que incentivam a criatividade. Se seu filho quer que você brinque com ele, participe, mas deixe que ele esteja no controle.

Escolha os brinquedos certos, como brinquedos que são abertos e que permitem que as crianças decidam como usá-los. Blocos de construção, fantoches, figuras de animais e bonecas são brinquedos ideais para estimular a imaginação. Evite brinquedos que exigem apenas que as crianças pressionem um botão ou assistam a um vídeo. Os brinquedos de role-play permitem que as crianças brinquem de faz de conta, como brincar de mamãe com uma boneca, preparar um jantar em uma cozinha ou construir uma casa com um conjunto de ferramentas, oferecer o KidsHealth.

Conte histórias. Contar histórias é a pedra angular do desenvolvimento imaginativo e também oferece uma grande oportunidade para se conectar com o seu filho. Invente histórias sobre coisas que seu filho gosta e incentive-a a criar seus próprios ou contribuir com detalhes para o seu.

Seja esperto. Criar projetos de arte é outra maneira de desenvolver a imaginação, seja colorindo, pintando, moldando ou construindo. Experiências táteis são importantes para que a criatividade flua. As crianças pequenas são particularmente aptas a usar a cor criativamente, como pintar um leão azul; em vez de reprimir esse tipo de pensamento, incentive as crianças a criar sua própria visão. Deixe as crianças construírem suas próprias criações, como robôs de caixas usadas e rolos de papel higiênico ou rostos bobos de formas recortadas.

Limite o tempo na tela. Assistir à televisão, jogar videogames e passar muito tempo no computador reduz a imaginação de seus filhos criando a história para eles, em vez de permitir que eles imaginem mundos e resultados próprios. O tempo de tela também encoraja as crianças a serem passivas, o que não é saudável para a mente e o corpo. Você não precisa cortar a TV por completo. Às vezes, fingir ser seus personagens favoritos pode ajudar a imaginação das crianças florescer. Tente reduzir o tempo de tela para uma ou duas horas por dia.

, , ] ]