Quando um bebê fica doente, é fácil para os pais ficarem preocupados muito rapidamente. As crianças pequenas são frágeis e os pais novos muitas vezes não sabem o que é normal e o que deve ser motivo de preocupação. Isto é particularmente verdadeiro para um bebê com vômito. Pode ser uma visão muito angustiante e muitas vezes é um sinal de doença.
Prevenir Choking
A coisa mais importante para um pai fazer no momento em que seu bebê vomita é evitar que a criança engasgue. Como os bebês jovens não têm o controle da cabeça ou do corpo para se movimentarem, os pais devem posicionar imediatamente o filho de lado quando estiver vomitando. Os pais devem monitorar seus filhos atentamente até que a doença que está causando vômitos tenha passado.
Causas
De acordo com KidsHealth e Dr. Steven Dowshen, o vômito em bebês pode ter várias causas, as mais comuns sendo um vírus do estômago chamado gastroenterite. Quase todos os bebês lidam com essa doença pelo menos uma vez no primeiro ano de vida, e não é incomum que um bebê a tenha mais de uma vez. Uma causa menos comum, mas muito grave, de vômitos em bebês é uma condição chamada estenose pilórica. A estenose pilórica ocorre quando os músculos na parte inferior do estômago de um bebê são muito espessos, evitando que o leite passe do estômago para os intestinos.
Vômito ou cuspir?
Alguns pais têm dificuldade em diferenciar entre vômito e cuspir. A melhor maneira de perceber a diferença é observando a força com que a criança está regurgitando. Como o vômito é causado por contrações abdominais, o leite é forçado a subir pelo esôfago. O cuspe, por outro lado, é criado passivamente e tende a escorrer da boca da criança. Cuspir é normal em bebês jovens e, geralmente, não deve ser motivo de preocupação.
Desidratação
O maior risco de vômito é uma desidratação. A desidratação pode acontecer rapidamente em crianças pequenas, por isso os pais devem estar particularmente atentos para manter o bebê hidratado. A menos que seu médico tenha aconselhado o contrário, não dê água pura a uma criança. Em vez disso, um líquido de reposição de eletrólitos deve ser fornecido. Dr. Dowshen recomenda dar ao bebê não mais do que meia onça a cada 20 minutos. Se você não tem certeza se seu filho está desidratado, conte quantas fraldas molhadas ele produz. Se for inferior a quatro em um dia, ele pode estar desidratado.
Quando chamar o médico -
Nunca hesite em ligar para o seu médico a qualquer momento se estiver preocupado com a saúde do seu filho. Ao lidar com vômitos, existem algumas circunstâncias que justificam uma chamada para o seu médico. Se o seu bebê estiver vomitando sangue, exibindo sinais de desidratação ou se estiver com febre acima de 100,4 graus Fahrenheit, chame seu médico imediatamente. Seu filho pode precisar de hidratação intravenosa ou um exame físico para determinar a causa do vômito.
, , ] ]