Os ultrassons podem ajudá-lo a ver e ouvir seu bebê, mas você pode estar se perguntando se consegue realmente sentir seu minúsculo batimento cardíaco em sua barriga. Infelizmente, é improvável que isso aconteça. Algumas evidências indicam que as parteiras experientes podem sentir os batimentos cardíacos fetais com os dedos, mas não há evidências médicas de que isso seja comum ou esperado.
O desenvolvimento fetal precoce
O coração do seu bebê e outros órgãos começam para formar cerca de três semanas após a concepção. Vasos sanguíneos distintos se formam dentro do embrião e isso se desenvolve no sistema circulatório e no coração do bebê. Às 6 semanas, o coração do bebê terá quatro câmaras, ele terá atividade reflexa e as células começarão a formar pulmões, intestinos, estômago, fígado, orelhas, mandíbulas e olhos, de acordo com o Departamento de Saúde e Bem-Estar de Idaho.> Detecção de batimento cardíaco
Segundo os autores Lynna Littleton e Joan Engebretson em “Enfermagem materna, neonatal e de saúde da mulher”, os profissionais médicos poderão detectar os batimentos cardíacos do seu bebê assim que sua quarta semana de gravidez com um transvaginal transdutor. Este dispositivo ultra-sónico pode confirmar uma gravidez, bem como detectar a frequência cardíaca do seu bebé. Entre a 10ª e a 12ª semana de gestação, o batimento cardíaco do seu bebê é audível por meio de um dispositivo Doppler eletrônico. Com cerca de 18 semanas de gravidez, os profissionais de saúde podem usar um fetoscópio para ouvir os batimentos cardíacos do bebê.
Dificuldades de detecção
Littleton e Engebretson avisam que o batimento cardíaco do seu bebê pode ser confundido com o seu próprio ou com os sons muitas vezes acompanham a gravidez. Eles observam que, à medida que o sangue flui para dentro do útero, o som que ele produz pode ser confundido com um batimento cardíaco fetal. Chamado de "suflê uterino", esse ruído ocorre quando o sangue flui pelo cordão umbilical.
Freqüência cardíaca fetal
A freqüência cardíaca do seu bebê é mais rápida que a sua e continuará durante a gravidez e a primeira infância. Enquanto seu batimento cardíaco deve ser de 60 a 100 batimentos por minuto, o do seu bebê será de 120 a 160 batimentos por minuto, de acordo com o Baby Center.
Sentindo o batimento cardíaco, é improvável que você sinta o batimento cardíaco do seu bebê a qualquer momento durante a gravidez. Muitas mulheres grávidas confundem várias coisas com os batimentos cardíacos do bebê, desde o fluxo de sangue, do cordão umbilical até o batimento cardíaco, até movimentos rítmicos que os bebês fazem, como soluços. Em "Parto e conhecimento autoritativo: perspectivas interculturais", Robbie Davis-Floyd e Carolyn Sargent fornecem evidências de que parteiras experientes podem às vezes sentir os batimentos cardíacos de um bebê usando o toque do diagnóstico. A menos que você tenha a experiência médica para eliminar todas as possibilidades acima, você não pode ter certeza de que o que está sentindo é de fato um batimento cardíaco fetal.