Embora as mães sejam responsáveis por prover suporte vital para um feto, ainda há coisas que um pai pode fazer para influenciar a saúde, o bem-estar e o futuro do bebê. Ao se preparar antecipadamente, um pai pode acostumar o bebê com a voz dele, criar um ambiente estimulante para a mãe do bebê e contribuir para coisas como alimentação saudável e um ambiente livre de fumo.
Influências diretas
A maneira mais direta de influenciar seu bebê antes de seu nascimento é conversar com ele, tocar música clássica ou até mesmo ler histórias para ele. Segundo a Universidade de Maryland Medical Center, entre 19 e 21 semanas de gestação, os bebês podem ouvir e responder a ruídos externos.
Além disso, a Associação Nacional de Educação Musical sugere que selecionar e tocar música para o feto irá ajudá-la a criar melhores associações de som, que são fundamentais para a aquisição da linguagem assim que ela nasce. Isso também pode melhorar seu desenvolvimento de habilidades motoras finas e grosseiras. Ao falar ou tocar música para o feto, escolha a música clássica, que é gravada em intervalos que o bebê pode ouvir melhor. Muitas compilações estão disponíveis em lojas voltadas para bebês e gravidez.
Uma vez que seu bebê nasce, fale com ele o mais rápido possível para que ele saiba que você está lá para ele, e ele está seguro.
Influências indiretas
Uma mãe feliz cresce um bebê saudável, portanto, manter a mãe do seu filho feliz e saudável é outra ótima maneira de influenciar o futuro do seu feto. As mulheres grávidas precisam de muito descanso, o mínimo de estresse possível e uma dieta saudável. Um artigo da childwelfare.gov sugere muitas coisas que os pais podem fazer por seus bebês em gestação, incluindo modelagem de comportamento sóbrio, visitas pré-natais, apoio à alimentação saudável e manutenção do nível de estresse da mãe. Estresse, o artigo relata, é freqüentemente sentido por uma criança crescendo no útero e pode impedir o desenvolvimento.
Outra coisa que influenciará o crescimento do seu bebê é o tabagismo. Se você fuma, saia. Se você não pode parar, nunca fume ao redor da mãe do bebê. De acordo com um relatório no quitsmoking.com, bebês com pais que fumam têm 2,5 vezes mais chances de morrer da Síndrome da Morte Súbita Infantil do que os que nascem de não fumantes.
Considerações sobre a Idade
Embora seja tipicamente a mulher que sente como seu relógio biológico está correndo, a idade de um homem pode afetar seu feto também. Enquanto os homens ainda são capazes de participar do processo de concepção em uma idade muito mais avançada do que uma mulher, isso não significa que o bebê não verá os efeitos. De acordo com o New York Times, a pesquisa mostra que os pais mais velhos são mais propensos do que os pais mais jovens a ter filhos com autismo ou esquizofrenia. Esta possível parte problemática de ser pai de uma criança em idade mais avançada pode resultar de mutações genéticas que ocorrem à medida que o homem envelhece.
, , ] ]