Os bebês nascem com uma visão muito limitada e não podem se concentrar diretamente nos objetos. É perfeitamente normal que os olhos do seu recém-nascido se movam independentemente uns dos outros, e eles podem até cruzar ou vagar para fora de vez em quando, de acordo com a Prevent Blindness America. Se esses movimentos persistirem após os 4 meses de idade, seu bebê pode ter uma condição médica séria. Peça ao seu pediatra para examinar os olhos do bebê para determinar se o tratamento é necessário.
Desenvolvimento normal
A função visual do seu bebê se desenvolverá nos primeiros dois anos de sua vida. Os recém-nascidos não usam muito os olhos, mas com 6 a 8 semanas de idade, seu bebê deve começar a seguir o movimento dos objetos com os olhos, de acordo com especialistas da Universidade de Illinois. Aos 4 meses, os olhos dela devem estar bem alinhados e trabalhando juntos. Isso permite que ela desenvolva uma visão tridimensional. Peça ao seu pediatra para examinar o alinhamento e a fixação visual do seu bebê quando atingir os 4 meses de idade.
Estrabismo
Se os olhos do seu bebê não se alinharem corretamente até os 4 meses de idade, ele pode ter estrabismo. Aproximadamente 2 por cento das crianças americanas têm essa condição, que aparece em várias formas, de acordo com a Prevent Blindness America. Um ou ambos os olhos podem se voltar para dentro, para fora, para cima ou para baixo. O desalinhamento pode ser intermitente ou constante. O estrabismo não se auto-corrige, e seu bebê precisa de cuidados médicos para evitar problemas mais sérios. Seu pediatra pode prescrever óculos, medicamentos ou exercícios para tratar a condição. Se o caso do seu filho é grave, a cirurgia pode ser necessária.
Ptose
A ptose é uma falha de desenvolvimento em que o músculo que eleva a pálpebra superior é fraco e faz com que a pálpebra caia. A tampa às vezes cobre até a metade do olho e pode dar a ilusão de que um olho é menor do que o outro, de acordo com especialistas da Universidade de Illinois. A pálpebra caída às vezes pode obstruir a visão, e se a condição for severa, seu bebê pode precisar de cirurgia.
Olho preguiçoso
A ambliopia, ou "olho preguiçoso", é uma condição que causa perda de visão em um olho que parece saudável. A causa geralmente é um desequilíbrio - como o estrabismo, uma catarata ou uma pálpebra caída - que torna a visão de um olho melhor que a outra, de acordo com pesquisadores da Universidade de Illinois. Seu filho tenderá a usar mais o olho mais forte e o olho mais fraco eventualmente perderá a visão. O seu médico pode tratar esta condição com óculos especiais, colírios e /ou um adesivo que seu bebê usará sobre seu olho mais forte para forçá-la a usar o mais fraco. Nistagmo
O nistagmo é uma condição em que os olhos do seu bebê se movem para a frente e para trás involuntariamente, geralmente em uma direção horizontal, mas eles podem se mover na diagonal ou girar, de acordo com a All About Vision. Normalmente, os olhos vagueiam lentamente em uma direção e, de repente, voltam para a outra direção. Esta condição pode ser causada por albinismo, catarata ou desenvolvimento incompleto do nervo óptico. O grau de movimento determina o quanto a visão do seu bebê é afetada. Se você notar tais movimentos, contate seu pediatra imediatamente.
Assistência Parental
Você pode ajudar seu bebê a desenvolver suas habilidades visuais. A Associação Americana de Optometria recomenda que você mude frequentemente a posição do berço de seu bebê e sua posição nele para dar a ele uma visão diferente do mundo. Mantenha brinquedos que ele pode tocar dentro de 8 a 12 polegadas para que ele possa praticar concentrando-se neles. Jogue jogos como "patty cakes" nos quais você move as mãos do seu filho ou joga esconde-esconde com brinquedos ou com seu próprio rosto.