Até 80 por cento das novas mães experimentam uma leve forma de depressão, às vezes chamada de baby blues, por alguns dias após o nascimento de uma criança, de acordo com o site BabyCenter. Às vezes, porém, o baby blues pode se tornar uma versão mais séria e duradoura chamada depressão pós-parto. Se alguém que você conhece mostrar sinais de tristeza, irritabilidade, desistência de amigos e familiares, ansiedade ou culpa por duas semanas ou mais, ela pode ter depressão pós-parto.
Incentive a nova mãe deprimida a procurar aconselhamento. Isso geralmente significa sessões formais com um terapeuta treinado, mas às vezes a mulher deprimida não se sente à vontade em procurar terapia. Nesses casos, sugira um membro qualificado de sua fé, um grupo de apoio, um conselheiro ou uma linha direta de saúde mental.
Ajude a nova mãe em tarefas domésticas, como limpeza e cozinha. Fazer essas coisas enquanto cuida de um novo bebê pode ser esmagador e pode contribuir para a depressão. Ofereça-se para fazer recados para ela ou providenciar cuidados infantis para o novo bebê ou outras crianças, a fim de dar-lhe tempo para relaxar, mesmo que seja apenas 15 ou 20 minutos.
Tente obter ela a participar de atividades sociais, relaxantes ou energéticas. Levá-la para a academia como seu amigo de treino ou mandá-la para um spa para uma massagem. Qualquer coisa que ajude a diminuir o cortisol, o hormônio do estresse, pode ajudá-la a sair da depressão.
Forneça à mãe deprimida refeições nutritivas. Ela pode estar muito deprimida e sobrecarregada para cozinhar para si mesma e pode acabar pedindo ou pegando fast-food pouco saudável o tempo todo. Como a alimentação saudável fornece os nutrientes necessários para o funcionamento mental saudável, uma dieta pouco saudável pode piorar ainda mais a depressão. Encare sua indulgência em junk food preparando refeições e lanches para a nova mãe. Corte algumas frutas e compartilhe com ela como um lanche ou cozinhe coisas que podem ser congeladas para uso posterior.
Não se esqueça de cuidar de si mesmo também. Se você é o pai do novo bebê, um avô ou apenas um bom amigo, você fará mais pela nova mãe sendo saudável e disponível para ajudá-la quando necessário. Se você está exausto ou estressado, é menos provável que você possa dar a ela o que ela precisa durante esse tempo.
Dica
Lembre-se, não há como curar ou consertar a depressão de outra pessoa. Você pode incentivá-la a tomar medidas positivas e procurar ajuda, mas no final é sua decisão.
Advertências
Se uma nova mãe manifesta preocupação de que ela possa prejudicar seu filho ou ter alucinações, delírios ou paranóia, você deve insistir para que ela procure ajuda imediatamente ou entre em contato com um profissional de saúde para intervir. Isso pode ser um sinal de psicose pós-parto e requer rápida intervenção médica.