casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Riscos para a saúde do bebê após uma cesariana

Existem muitas razões para uma cesariana, incluindo um bebê grande demais para caber na vagina com segurança, trabalho lento, uma infecção como o HIV ou sofrimento fetal. Infelizmente, certos riscos para a saúde estão associados com o procedimento cirúrgico e medicamentos utilizados durante uma cesariana.

Problemas respiratórios

As crianças que nascem através de uma cesariana podem desenvolver problemas respiratórios e respiratórios, como taquipnéia. Essa condição ocorre porque o fluido pulmonar que normalmente é espremido à medida que o bebê passa pelo canal do parto permanece nos sacos pulmonares. Isso dificulta que o bebê inale corretamente o oxigênio, fazendo com que ele respire mais rápido ou irregularmente. Um bebê também pode queimar as narinas, grunhir ou gemer. Você também pode notar sua pele se retraindo nas costelas rapidamente enquanto respira.

Icterícia

Os bebês que são entregues por cesariana podem ficar sujeitos a icterícia, especialmente se o bebê for prematuro. Essa condição faz com que a pele e os olhos fiquem amarelados. Ela se desenvolve quando o pigmento, chamado de bilirrubina, se acumula dentro do sangue. O fígado de um recém-nascido pode ter dificuldade em processar essa bilirrubina. Embora essa condição não machuque o bebê, ela pode causar sérios danos cerebrais se não for tratada.

Baixas pontuações de Apgar

O teste de Apgar é o primeiro teste dado a um bebê recém-nascido. Ele marca o pulso, a respiração, a aparência, o nível de atividade e a resposta de careta do seu bebê. Infelizmente, um bebê que é entregue por cesariana poderia já ter passado por dificuldades ou não ter sido estimulado no mesmo período em que estaria se tivesse sido entregue por via vaginal. Isso pode fazer com que ela marque baixa no Apgar. Um médico precisará monitorar sua condição ou fornecer atendimento extra de emergência.

Efeitos Colaterais da Anestesia

A anestesia usada durante o procedimento cirúrgico de uma cesariana pode afetar alguns recém-nascidos. Por causa do sedativo, o bebê pode ser lento ou inativo. Isso pode dificultar a pega do bebê durante a amamentação, o que pode criar dificuldades de alimentação e frustração. Além disso, a American Pregnancy Association afirma que a anestesia pode fazer com que o ritmo cardíaco da criança varie ou a respiração fique deprimida.