A flatulência - ou uma barriga gasosa - acontece com todos. Às vezes o gás se acumula, causando dor e desconforto, especialmente para bebês. Felizmente, existem maneiras de ajudar a aliviar o sofrimento do bebê e até mesmo evitar recaídas. Alimentos frequentes, mudança de fórmula (com a permissão do seu médico), mudança na dieta da mãe que amamenta, boa higiene na garrafa e atenção extra ao bebê são ferramentas que você pode usar para restaurar o conforto do seu bebê.
Causas
Você e seu bebê recebem gás de duas causas principais: de bactérias que destroem alimentos em seu sistema digestivo e do ar ingerido. Como o sistema digestivo do seu bebê é muito novo, ela é sensível a mudanças em sua dieta - ou se você está amamentando, muda sua dieta. O excesso de gás pode ser uma resposta alérgica a um ingrediente na fórmula, se você estiver se alimentando com mamadeira. A deglutição de ar tem várias causas, incluindo o biberão de tamanho errado, aumento da fome devido a falta de alimentação, chupar um frasco vazio, uso excessivo de chupeta ou dificuldade em respirar pelo nariz devido a problemas respiratórios. Mantenha frascos para leite materno ou fórmulas escrupulosamente limpas e certifique-se de que o tamanho e a forma do mamilo, assim como o orifício, estão corretos para a idade do seu bebê, a fim de minimizar a deglutição do ar. Retire a garrafa assim que ela estiver vazia, para evitar que o seu bebê chupe o ar. Se você estiver amamentando, acompanhe o que você come durante o dia. Se o seu bebê parece mais ousado depois de um determinado tipo de refeição, você pode querer esperar até que ele fique mais velho antes de comer a comida novamente. Alimente seu bebê usando um cronograma sob demanda para evitar gulping ganancioso durante a amamentação. Se ele tem um nariz entupido, segure-o na posição vertical e encoraje-o a fazer pausas respiratórias ou pausas para arrotos.
Medidas de melhoramento
Coloque o bebê com a cabeça no ombro e a barriga encostada na frente. Suavemente esfregue ou dê tapinhas nas costas dele até ele arrotar. Um pouco da fórmula ou leite materno em sua barriga pode voltar, conhecido como "cuspir". Você pode proteger sua roupa de arrotos molhados colocando um pano sobre o ombro antes de afagar o bebê. Balançar ou andar com ele em seus braços ou em uma tipóia de bebê às vezes pode aliviar sua ansiedade. Outro método de conforto é colocá-lo de bruços no colo e esfregar as costas com cuidado.
Quando obter ajuda
Se seu bebê tiver ataques freqüentes de indigestão, ela pode ter uma condição que precise de atenção médica , como refluxo gastroesofágico, sensibilidades alimentares ou deficiência transitória de lactase. Se ela tiver fezes moles freqüentes, parece ter dificuldade em esvaziar seus intestinos, tem uma erupção cutânea ou está com febre, chame seu pediatra. O seu médico tem ferramentas de diagnóstico que podem ajudar a determinar se o seu filho tem uma barriga comum ou se precisa de intervenção médica.