Os bebês conseguem distinguir suas mães de estranhos a partir dos primeiros dias de vida. Embora os bebês tenham uma preferência inata por seus cuidadores próximos, eles não exibem necessariamente reações negativas em torno de outros até que estejam entre as idades de 3 e 6 meses. Neste momento, os bebês têm uma consciência aumentada de estranhos e podem sentir-se ansiosos quando são separados de seus pais. Por mais angustiante que isso possa ser para os bebês e seus entes queridos, a fase é temporária.
O que está mais embaixo da ansiedade A ansiedade mais estranha geralmente se desenvolve quando os bebês percebem que são seres separados das pessoas que cuidam deles. A ansiedade mais estranha também se desenvolve na época em que os bebês começam a compreender algo conhecido como "permanência do objeto". Enquanto um recém-nascido não se lembra necessariamente que uma pessoa ou objeto continua existindo quando não é mais visível, um bebê de 3 a 6 meses começará a procurar por brinquedos que caíram e apreciarão jogos como peek-a -vaia. Essa fase de desenvolvimento também permite que os bebês desenhem uma imagem mental de seus pais quando eles não estão por perto, o que aumenta sua tristeza e ansiedade quando eles estão sendo cuidados por outra pessoa ou quando eles são deixados sozinhos em uma sala.
Crianças
A maioria dos bebês e crianças pequenas passa por uma ou mais fases normais de ansiedade, ansiedade de separação ou ambas. No entanto, algumas crianças e adolescentes em idade escolar podem ter receios de que eventualmente se desenvolvam em transtorno de ansiedade de separação (TAS), o que os leva a temer deixar os lados de seus cuidadores primários por qualquer motivo.
Reconhecendo os Sintomas
Bebês com ansiedade mais estranha vão chorar, se esconder ou agir silenciosamente quando forem abordados por rostos que eles percebam não serem familiares. Bebês e crianças pequenas também podem experimentar uma ansiedade mais estranha em torno de pessoas que já viram algumas vezes no passado, uma vez que suas memórias ainda estão se desenvolvendo. De acordo com o site pediátrico Dr. Greene, separação e ansiedade mais estranha geralmente ocorrem em torno do segundo semestre do primeiro ano e duram aproximadamente 2 a 4 meses. Um segundo pico pode ocorrer na segunda parte do próximo ano, quando as crianças começam a desenvolver habilidades de linguagem e têm um forte desejo de se comunicar com seus pais, que podem facilmente compreendê-los. Essa fase pode terminar no momento em que as habilidades lingüísticas das crianças melhoram. Às vezes, as duas fases se misturam em uma fase de ansiedade que dura 8 meses ou mais. Ajudar o bebê a lidar com bebês Bebês com ansiedade mais estranha podem sentir menos medo se seus pais oferecerem uma voz suave ou um toque gentil durante encontros com Estrangeiros Crianças com ansiedade mais estranha podem se sentir menos sobrecarregadas se lhes for dado algum tempo e espaço. Por exemplo, os pais podem pedir que os visitantes da casa ignorem seus filhos por 20 a 30 minutos até que seus filhos se aqueçam o suficiente para se aproximarem de estranhos por conta própria.