O esperma de um homem nas trompas de Falópio da mulher fertiliza um óvulo. Demora alguns dias para o óvulo fertilizado se deslocar para dentro do útero, onde ele irá crescer. As células implantadas se tornam o feto e a placenta, fornecendo nutrientes, oxigênio e hormônios. Nas próximas 36 a 40 semanas, o feto se desenvolve em um bebê totalmente formado.
Primeiros Três Meses
Enquanto as células fertilizadas iniciais se dividem no feto e na placenta, pequenos braços se formam no bebê. O cérebro, a medula espinhal, os pulmões e o coração começam a se desenvolver e, no final do primeiro mês, um batimento cardíaco pode ser detectado. Ao longo do segundo mês, as pálpebras e os canais auditivos se formam, assim como os dedos das mãos e dos pés. Ossos e genitais aparecem. No terceiro mês, todos os principais órgãos estão no lugar. Com apenas três meses, o feto deve pesar cerca de 30 gramas e medir quase 3,5 polegadas. Apêndices, órgãos internos e músculos continuam a se desenvolver. Futuros dentes são marcados por 20 novos botões na boca e a pele do bebê é quase transparente.
Segundo Três Meses
À medida que o desenvolvimento fetal avança para o quarto mês, as pernas e os braços do bebê começam a se mover levemente. Aparecem genitais externos, cílios, sobrancelhas e unhas. Durante o quarto mês, os rins do bebê são formados e ela começa a produzir urina. Ouvir e engolir começam e o pescoço é formado. Com cerca de 10 polegadas e entre 1,5 e 1 libra, o feto acorda e dorme regularmente durante o quinto mês. O bebê se torna muito mais ativo e começa a sugar, às vezes colocando o polegar na boca. O cabelo começa a crescer, substituindo o penugem macio que cobria a camada externa da pele. Durante o sexto mês, o cérebro do bebê está em rápido desenvolvimento e seus olhos abrem e fecham. Ela tem impressões digitais neste momento e, embora ela não faça barulho ainda, seus pulmões estão totalmente desenvolvidos.
Últimos três meses
O chute e alongamento realmente decolam no sétimo mês, quando o bebê reage. mais freqüentemente ao estímulo externo. Durante os últimos dois meses de gravidez, um feto cresce rapidamente e pode ganhar de 1 a 4 libras e crescer mais 2 a 3 polegadas. Os ossos endurecem e o crânio fica mais macio em preparação para o parto. Diferentes áreas do cérebro se desenvolvem durante o oitavo mês, e o feto se torna capaz de ter um sabor doce e azedo. Antes do parto, o feto começa a se posicionar em algum momento durante o nono mês, movendo a cabeça para baixo em direção ao canal do parto. Sua pele se suaviza e ela está pronta para gritar quando aparecer.