Os bebês podem ser fofos, brincalhões e fofinhos, mas, como adultos, são suscetíveis a mudanças de humor. Um bebê feliz em um momento pode facilmente ficar irritado por várias razões. Mas saber por que os bebês ficam chateados e como acalmá-los pode tornar a parentalidade uma tarefa muito mais fácil.
Sintomas da irritabilidade
Bebês irritáveis podem exibir muitos sintomas. Alguns dos mais comuns são choro e agitação, rabugice e uma atitude geralmente ruim, de acordo com o especialista em gravidez e educação infantil Dr. Benjamin Spock. Os bebês irritados geralmente exibem esses sintomas em determinados momentos, como refeições ou deitar.
Causas da irritabilidade
Determinar o que está tornando o bebê chateado pode ser uma tarefa difícil, mas há algumas causas comuns. A fome é um dos principais, segundo Spock. Bebês também ficarão irritados se tiverem digestão ou azia, ou algum tipo de desconforto, como erupção de fralda. Fraldas molhadas, fadiga e dentição são grandes queixas, e querer algo, mas ser incapaz de se comunicar, pode transformar um bebê normalmente feliz em um bebê mal-humorado. Os bebês também ficarão irritados se adoecerem.
Determinando a causa
Os pais podem eventualmente aprender a discernir o significado de um grito de outro, mas até que isso aconteça, algumas pistas comuns podem ajudá-lo a descobrir isso, de acordo com a Parenthood.com. Se um bebê está com fome, ela normalmente chora ou fica nervosa antes das refeições. Ela também pode se agitar diretamente depois de comer se não tiver o suficiente, ou quando acorda de uma soneca. Os bebês com indigestão ou azia geralmente também choram logo após a alimentação. Os bebês que não estão se sentindo bem podem puxar os ouvidos e geralmente apresentam sintomas de resfriado logo depois, de acordo com o Dr.Spock.com. Se um bebê está irritado devido à fadiga, ele pode ficar agitado depois de ficar acordado por muito tempo ou ser tratado demais.
Tratar a irritabilidade
A melhor cura para a irritabilidade depende do bebê individual, mas existem alguns métodos comuns, testados e comprovados, de acordo com a Parenthood.com. Deixar um bebê chupar o dedo ou uma chupeta é calmante e pode acalmá-la, como pode envolvê-la firmemente em cobertores. Os bebês também respondem bem aos sons rítmicos, por isso cantar, dirigir um aspirador de pó ou uma máquina de lavar roupa, ou dirigir no carro pode acalmá-la, de acordo com a Parenthood.com.
Frequentemente, a irritabilidade de um bebê será devido a um mau humor ou desconforto, mas às vezes pode ser por causa de um problema sério. Ligue para seu médico se seu bebê estiver se recusando a comer, tiver diarréia ou vômito persistente, febre maior que 102 graus Fahrenheit que não pode ser diminuída com paracetamol, ou apresentar dor de ouvido, de acordo com a Mayo Clinic. Procure atendimento de emergência se seu bebê tiver sangramento que não pare, dificuldade para respirar ou sangue na urina ou nas fezes.