Um feto de 30 semanas está a apenas dez semanas da sua data de nascimento, e o desenvolvimento está ocorrendo em um ritmo feroz. Neste ponto, o bebê completou a maior parte do desenvolvimento dos principais órgãos e está concentrando seus esforços no crescimento, fortalecendo e engordando a gordura que o sustentará após o nascimento.
Em 30 semanas , um bebê em desenvolvimento tem cerca de 15 1/2 a 17 polegadas de comprimento e pesa cerca de 3 quilos. O bebê é amortecido por até 1 1/2 litro de líquido amniótico, quase a quantidade máxima desde logo o bebê vai ocupar mais espaço dentro do útero e limitar a quantidade de líquido amniótico que pode caber lá com ela. Aparência
O cabelo fino, chamado lanugo, que cobriu o bebê nas últimas 14 a 15 semanas, começará a cair às 30 semanas. Esse derramamento é um processo lento e continuará até o nascimento. Alguns bebês nascem com um pouco de lanugo ainda visível. O feto tem um conjunto completo de minúsculas unhas e unhas dos pés perfeitamente formados em 30 semanas e é plumping como ele coloca mais e mais gordura sob sua fina camada de pele. Sua cabeça está ficando maior para dar lugar a seu cérebro em crescimento.
Órgãos Internos
O cérebro, que está crescendo em ritmo acelerado, começou a desenvolver as rugas e dobras características do cérebro humano em vez de sendo completamente suave. O feto de 30 semanas também está começando a desenvolver a capacidade de regular sua própria temperatura corporal. A medula óssea está agora produzindo glóbulos vermelhos em vez de depender das células da mãe, e a parte externa dos ossos do bebê está endurecendo.
Sentidos
Um feto com 30 semanas de gestação já começou para distinguir a diferença entre a luz e a escuridão e agora é capaz de abrir e fechar os olhos. Ele vai virar a cabeça em direção a uma luz brilhante, como uma lanterna apontada para a barriga da mãe. Sua audição também é bastante desenvolvida por este ponto, e ele pode reconhecer o som da voz de sua mãe quando ela fala ou canta para ele.
Comportamento
Em 30 semanas de gestação, um feto desenvolveu um sono claro e ciclo vigília que pode ser evidente para sua mãe na forma de períodos de tempo de movimento ou quietude. A mãe também pode sentir pontadas, socos e empurrões neste ponto, uma vez que um feto de 30 semanas de idade é altamente ativo durante seus freqüentes momentos acordados. Mais de dez movimentos a cada duas horas são típicos. Outros comportamentos que o bebê agora é capaz de incluir soluços, praticar respiração, piscar, engolir e tossir.