Quando você trouxer seu novo pacote de alegria para casa pela primeira vez, estará gastando quase todos os momentos caminhando, certificando-se de que ele esteja quente, seco e bem alimentado. Não se esqueça, porém, que seu corpo acabou de sofrer um estresse imenso e terá suas próprias necessidades. Tire algum tempo para cuidar de si mesmo, uma vez que uma mãe feliz faz para um bebê feliz.
Permanecer saudável
Seu período pós-natal vai durar seis a oito semanas depois de trazer o seu pequeno para casa. Enquanto você pode estar ocupado transportando-o para todos os check-ups bem-bebê, lembre-se de agendar uma consulta médica para si mesmo, para se certificar de que você está se recuperando dos rigores do parto. Sexo é um não-não há pelo menos quatro semanas para que sua vagina tenha tempo para se curar. Você pode sentir alguma dor em seu períneo, que é a área entre sua vagina e ânus, mas você pode aliviar isso com um bloco de gelo e um pouco de ibuprofeno ou paracetamol. Exercícios de Kegel irão ajudá-lo a restaurar seus músculos pélvicos e também devem ajudar a diminuir a dor. Se você teve seu bebê por cesariana, pode precisar de analgésicos prescritos por até uma semana após a cirurgia, e o corrimento vaginal e o sangramento podem durar até seis semanas. Você precisará relaxar por seis a oito semanas - sem sexo, sem levantar peso -, mas levante-se e mova-se para não ter coágulos sanguíneos. Se você tiver algum sintoma, como perda contínua de sangue, tontura, falta de ar, dor no peito e dores de cabeça fortes com náusea, vômito ou visão turva, isso pode significar um problema sério, então chame seu médico imediatamente. br>
A boa nutrição é essencial para lhe dar a energia que precisa para acompanhar o seu pequeno. A alimentação saudável também ajudará a recuperar o corpo, mas agora não há tempo para fazer dieta. Perder peso rapidamente pode ser perigoso para sua saúde e, se você estiver amamentando, também pode prejudicar seu bebê. Uma vez que você está totalmente recuperado de dar à luz, você pode gradualmente começar a perder alguns quilos, mas pode levar até seis meses para perder todo o peso do bebê. Por enquanto, a sua melhor aposta é comer pequenas refeições ao longo do dia para manter a sua força - muitas coisas boas, como proteínas magras, frutas e legumes. Coma lanches ricos em fibras para se manter regular e combater aquela desconfortável constipação pós-bebê.
Descanse um pouco
Pode parecer que você nunca mais vai dormir, com a necessidade de estar de vigia 24/7 para menor necessidade do bebê. Há, no entanto, algumas coisas que você pode fazer para aproveitar ao máximo qualquer soneca que você pegar. Se você conseguir, tente dormir sempre que o bebê fizer. Puxe o berço perto de sua cama para que você não tenha que se esforçar muito para aquelas mamadas no meio da noite, mas tenha em mente que aconchegar-se com sua pequena abóbora pode não levar a uma boa noite de sono. Uma pesquisa de 2012 da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Wisconsin-Milwaukee descobriu que o compartilhamento de cama era uma das principais razões pelas quais as novas mães eram tão privadas de sono.
Pedir ajuda
Enquanto os primeiros dias com o seu novo bebê pode ser o momento mais emocionante da sua vida, eles também podem ser muito estressantes. A professora Gillian Leng, vice-presidente-executiva e diretora de saúde e assistência social do Instituto Nacional de Saúde e Excelência Clínica, admite que todas as grandes mudanças provocadas pela chegada do bebê podem parecer esmagadoras às vezes. A melhor maneira de começar a sua nova vida, se possível, é ter um amigo, parente ou parceiro que tire uma folga do trabalho para estar com você, apoiá-lo, alimentar e limpar depois de você, e ajudar com o bebê, permitindo-lhe um alguns preciosos momentos para tirar uma soneca ou um banho. Se você puder pagar, você pode contratar uma doula para fazer todas essas coisas também. Mesmo que você não tenha ajuda de plantão, você pode pelo menos se acalmar. Sua casa pode estar uma bagunça, você pode estar usando suores de uma semana e um rabo de cavalo e comendo nada além de cereal frio direto da caixa. Não se preocupe, a única coisa que importa agora é que você cuide de si e do seu bebê.