A gravidez pode ser uma das experiências mais excitantes e recompensadoras de toda a vida; e também pode ser desconfortável para pessoas com sobrepeso ou obesas. A Academia Americana de Médicos de Família afirma que o risco de pressão alta e diabetes é maior para mulheres com sobrepeso e obesas durante a gravidez. Conseguir um peso saudável antes de engravidar é importante para a saúde da mãe e do bebê em desenvolvimento.
Importância do peso saudável pré-gestacional
Alcançar um peso saudável idealmente deve ocorrer antes da gravidez e é importante para várias razões. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, as mulheres com baixo peso, excesso de peso ou obesas têm maior risco de infertilidade. Quando uma mulher engravida, a March of Dimes sugere que não é seguro perder peso durante a gravidez. Mulheres com peso pré-gravidez saudável normalmente se sentem melhor durante a gravidez, têm bebês mais saudáveis, trabalhos mais fáceis e menor risco de pressão alta e diabetes.
Benefícios do exercício e peso pré-gravidez
Dieta e O exercício físico é importante para ajudar a alcançar um peso saudável antes da gravidez. No entanto, iniciar um programa de exercícios antes de engravidar tem benefícios adicionais. A Academia Americana de Médicos de Família recomenda iniciar um programa de exercícios, como caminhar antes de engravidar, para evitar exageros durante a gravidez. O Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas sugere que se exercitar pelo menos 30 minutos por dia na maioria dos dias da semana durante a gravidez pode reduzir a dor nas costas, inchaço e constipação, reduzir o risco de diabetes gestacional e aumentar a energia.
O índice de massa corporal, ou IMC, ajuda a estimar a gordura corporal e o risco de doenças; categorias de IMC incluem baixo peso, peso normal, sobrepeso e obesidade. A Fundação Mayo de Pesquisa e Educação Médica recomenda variados intervalos de ganho de peso durante a gravidez com base em pesos pré-gestacionais. Pesos saudáveis ou normais são classificados como IMCs de 18,5 a 24,9. IMCs de 18,5 ou menos são considerados abaixo do peso, 25 a 29,9 com sobrepeso e 30 ou mais obesos.
Calculando o IMC
O IMC pode ser calculado usando a seguinte fórmula de acordo com a American Dietetic Association: peso em libras multiplicado por 703; dividido pela altura em polegadas; dividido pela altura em polegadas novamente. Por exemplo, uma mulher que é de 5 pés e 3 centímetros de altura pesando 140 Ibs. multiplicaria 140 por 703; em seguida, divida por 63 polegadas e divida por 63 polegadas novamente, resultando em um IMC de 24,8. O site da American Dietetic Association fornece uma calculadora de IMC para adultos (consulte Recursos). Ganho de peso durante a gravidez O ganho de peso adequado durante a gravidez depende do peso pré-gestacional e é importante para ajudar a nutrir o bebê em desenvolvimento. Para as mulheres com um peso saudável antes da gravidez, a Fundação Mayo de Pesquisa e Educação Médica recomenda um ganho de peso de 25 a 35 Ibs. As mulheres com baixo peso são encorajadas a ganhar entre 28 e 40 Ibs, mulheres acima do peso 15 a 25 Ibs. e mulheres obesas 11 a 20 Ibs.
, , ] ]