Pode ser surpreendente para uma mulher sentir desconforto na vulva e vagina após uma cesariana. Uma vez que a cesariana significa que um bebê nasce através de uma incisão no abdômen, uma mulher pode presumir que a cirurgia a livrou de quaisquer sintomas associados ao parto vaginal. Enquanto alguns casos de desconforto ou inchaço podem ser anormais, muitas vezes há uma explicação lógica e benigna.
Hormonas
Independentemente do método de parto, a própria gravidez pode causar alterações perceptíveis nos tecidos da vagina. e genitália externa. Alterações nos níveis hormonais podem causar aumento do corrimento vaginal e uma sensação de ingurgitamento na vagina e vulva. Após o parto, pode demorar um pouco para que essas alterações se dissipem e para que o tecido vaginal sensível retorne ao estado pré-gestacional.
Pressão
É importante lembrar que a própria gravidez exerce pressão sobre as estruturas pélvicas, incluindo a vagina. Mesmo que uma mulher tenha programado uma cesariana, a pressão do útero em crescimento, do bebê, da placenta, do líquido amniótico e o aumento do volume sangüíneo podem contribuir para o inchaço da vulva e da vagina. Além do inchaço, muitas mulheres notam aumento do corrimento vaginal e até escurecimento dos tecidos da vulva e da vagina. Essas mudanças são normais e demoram um pouco para retroceder após o parto.
A menos que uma mulher tenha sido submetida a uma cesariana programada, é importante lembrar que o processo de trabalho em si pode causar algum inchaço da cesariana. vagina. Isso é verdade mesmo se o trabalho não progredir significativamente. A pressão exercida pelas contrações uterinas no colo do útero e na vagina é bastante forte. Isso, juntamente com o aumento do fluxo sanguíneo para a região pélvica, muitas vezes contribui para algum inchaço e em torno da vulva e vagina.
empurrando
uma das coisas mais difíceis para uma mulher grávida de suportar é torná-lo a dilatação cervical total, mas não entregando vaginalmente. Nesta situação, uma mulher experimenta a dificuldade de empurrar e também de se recuperar da cirurgia. O segundo estágio do trabalho de parto, comumente conhecido como estágio de empurrão, pode causar algum inchaço da vagina e genitais externos. Além da pressão inerente das contrações uterinas, a sobrecarga forçada e repetida aumenta a carga sobre o tecido vaginal sensível.
Tentativa malsucedida de parto vaginal assistido
Uma tentativa do médico no parto vaginal para ajudar com o tecido vaginal sensível. ajuda de fórceps ou vácuo pode causar inchaço da vagina e vulva. Quando isso acontece e ocorre uma cesárea, uma mulher experimenta muitos dos mesmos desconfortos na recuperação que ela teria sentido com um parto vaginal. Nesse caso, é importante seguir as instruções de autocuidado pós-operatórias, bem como muitas delas para depois do parto vaginal de rotina. Isto é especialmente verdade quando se trata de higiene. Naturalmente, alguns inchaço da vagina, neste caso, é normal.
Sinais de alerta
Em suma, há muitas explicações inofensivas para por que uma mulher ainda pode perceber o inchaço vaginal depois de ter uma cesariana. É claro que o inchaço vaginal após o parto aparentemente não relacionado a uma dessas explicações, especialmente se acompanhado por dor, febre ou sangramento incomum, pode ser motivo de preocupação e deve ser imediatamente levado ao conhecimento de um médico ou enfermeiro-parteira. , , ] ]