HCG, ou gonadotrofina coriônica humana, é um hormônio importante que ajuda a deixar seu corpo saber que você está grávida. Isso impede a menstruação e mantém o revestimento do útero, que nutre o embrião e o feto até que a placenta termine o desenvolvimento. Uma queda no hCG pode sinalizar que algo está errado com uma gravidez.
O revestimento uterino
Normalmente, o seu revestimento uterino prolifera e se desfaz uma vez por mês. Os hormônios regulam esse processo - quando você ovula, o tecido chamado corpo lúteo que se forma no seu ovário produz estrogênio e progesterona, o que faz com que o revestimento prolifere. Se você não conceber uma criança, o corpo lúteo eventualmente se degrada e o revestimento do útero se desfaz. Isso resulta em menstruação, ou a perda de sangue e células do revestimento uterino.
A importância do hCG
O objetivo do hCG é se comunicar com o corpo lúteo e mantê-lo vivo e funcionando, o que mantém os níveis de estrogênio e progesterona alta. Por sua vez, o estrogênio e a progesterona mantêm o seu revestimento uterino, que é onde um óvulo fertilizado se implanta. Até que a placenta se desenvolva - em torno do terceiro ou quarto mês de gestação - seu embrião dependerá totalmente do revestimento uterino para nutrientes e oxigênio.
Testes de Gravidez -
Seu médico pode usar seus níveis de hCG para avaliar a presença ou ausência - e até certo ponto a viabilidade - da sua gravidez. Testes de gravidez no consultório médico - como testes de gravidez caseiros - verifique a presença de hCG. Explique Heidi Murkoff e Sharon Mazel em seu livro "O que esperar quando você está esperando", uma vez que apenas as mulheres grávidas têm hCG na urina, hCG positivo indica gravidez.
Níveis de HCG
HCG deve subir previsivelmente, explica a Associação Americana de Gravidez. Se eles não dobrarem a cada 48 a 72 horas, isso pode indicar que algo está errado com a gravidez. Além disso, se os níveis de hCG caírem antes do terceiro ou quarto mês de gravidez, a gravidez pode ser encaminhada para aborto espontâneo. Há muitas razões para que as gravidezes terminem prematuramente; a maioria deles se relaciona com anomalias cromossômicas e não pode ser prevenida por qualquer meio médico. Não há nada que seu médico possa fazer para salvar sua gravidez se os seus níveis de hCG começarem a cair por sua própria conta.
Normal HCG Drop
Por volta do terceiro ou quarto mês de gravidez, os níveis de hCG começam a cair seus próprios. Isso ocorre porque seu feto tem uma placenta totalmente formada, que leva oxigênio e nutrientes para o bebê através do cordão umbilical. A placenta secreta progesterona e outros hormônios, mantendo o revestimento do útero e tornando desnecessário o corpo lúteo. O corpo lúteo degrada, mas como a placenta tomou conta da produção hormonal, você mantém a gravidez apesar da queda dos níveis de hCG.