A gravidez pode ser um dos estágios mais gratificantes da vida de uma mulher. Durante a gravidez, no entanto, mudanças de estilo de vida normalmente são necessárias para aumentar sua chance de entregar um bebê saudável. Necessidades nutricionais também são maiores durante a gravidez. O site do Departamento de Agricultura dos EUA fornece uma pirâmide de guia alimentar personalizada para mulheres grávidas chamada Plano MyPyramid for Moms, especificamente projetada para ajudar a orientar as escolhas alimentares durante toda a gravidez.
Fundamentos
O Plano MyPyramid do USDA para mães fornece planos de refeição personalizados para mulheres grávidas com base na idade, altura, peso pré-gravidez, prazo de entrega e nível de atividade. Os planos de refeições disponíveis fornecem informações sobre a ingestão diária recomendada de calorias, o ganho recomendado de peso na gravidez, o número de grupos de alimentos para consumo diário, os tamanhos das porções e as recomendações de atividade física para cada trimestre. As recomendações de ganho para mulheres grávidas são baseadas em pesos corporais pré-gestacionais. Segundo o USDA, as mulheres com um peso pré-gravidez em uma faixa saudável devem ganhar entre 25 e 35 libras. durante a gravidez. O USDA também diz que durante o primeiro trimestre da gravidez, 1 a 4 Ibs. de ganho de peso é recomendado enquanto no segundo e terceiro trimestres 2 a 4 libras. de ganho de peso por mês é incentivado.
Atividade física
Recomendações para atividade física também estão incluídas no Plano USDA MyPyramid para mães. O USDA incentiva todos os adultos, incluindo mulheres grávidas, a participarem de pelo menos meia hora de atividade física moderada na maioria dos dias da semana. Esta recomendação não se aplica se a atividade física for contraindicada pelo seu obstetra, e modificações de exercícios podem ser necessárias, especialmente no terceiro trimestre da gravidez.
Grupos de alimentos
Grupos de alimentos incluídos no Plano USDA MyPyramid for Moms são frutas, legumes, grãos, carne e feijão, leite, óleos e calorias discricionárias. O grupo de grãos inclui alimentos como pão, cereais, arroz, macarrão, aveia, bolachas e pretzels, por exemplo. Grãos integrais são incentivados sempre que possível. O grupo de carne e feijão engloba toda a carne, peixe, aves, feijões secos e ervilhas, ovos, nozes e sementes. O grupo de leite inclui leite, queijo, iogurte e sobremesas à base de leite, como pudins à base de leite e iogurte congelado. Calorias discricionárias são calorias adicionais que podem vir de alimentos de escolha e podem incluir gorduras extras ou açúcares. O plano de refeição da amostra a seguir é obtido do Plano USDA MyPyramid para mães e é aplicável a uma gestante de 30 anos de idade, com 5 pés e 4 polegadas de altura, pratica 30 a 60 minutos de atividade física moderada na maioria dos dias da semana, está em seu terceiro trimestre de gestação e tem um peso corporal pré-gestacional de 130 Ibs . Sua ingestão diária recomendada de calorias é de 2.600 por dia. O plano de refeições consiste em 9 oz. de grãos, 3,5 xícaras de vegetais, 2 xícaras de frutas, 3 xícaras do grupo de leite, 6,5 oz. do grupo de carne e feijão, 8 colheres de chá. de óleos e 410 calorias discricionárias.