Os médicos calculam a gravidez desde o último período menstrual; assim, às oito semanas de gravidez, o bebê tem seis semanas desde a concepção. Nas primeiras oito semanas de desenvolvimento, o bebê é tecnicamente chamado de embrião, e depois disso é um feto. Na oitava semana de gravidez, quase todos os principais órgãos do bebê se formaram.
Ultrassonografia
Os médicos podem visualizar o bebê no útero usando a tecnologia de ultrassonografia. Semelhante ao sonar, o ultra-som gera uma imagem ao interpretar ondas sonoras quando elas refletem em um objeto, neste caso, o embrião. No início da gravidez, os médicos podem usar a ultrassonografia transvaginal, inserindo o microfone emissor de ondas sonoras na vagina para localizar o pequeno embrião.
Usando o ultrassom, os médicos podem medir o comprimento do bebê no útero para obter uma indicação precisa da idade gestacional e da saúde geral. Durante o primeiro trimestre da gravidez, os bebês são medidos no comprimento “coroa-alcatra”, ou CRL, do topo ou da coroa da cabeça até a ponta dos ossos do quadril usados quando sentados. Na oitava semana de gestação, quando o embrião tem 6 semanas, ele mede de 1 a 5 cm a 3 cm de comprimento no comprimento da coroação. Os autores de “Sua gravidez semana a semana” dizem que o embrião é mais ou menos do tamanho de um pinto bean.
Até o final da oitava semana, o embrião pode fazer movimentos pequenos e espontâneos que são visíveis na ultrassonografia transvaginal. De acordo com “A Child is Born”, às oito semanas o embrião está ativo, raramente dormindo. No início, os movimentos afetam todo o corpo, mas rapidamente o bebê pode mover uma parte enquanto o resto do corpo fica parado.
Aparência
Comparado à semana sete, na semana oito o tronco do bebê se alongou e endireitado. No final da oitava semana, o embrião é reconhecivelmente humano, com braços e pernas, dedos das mãos e pés. Os braços e pernas são projeções grossas, mas os braços mostram uma curva definida nos cotovelos e se curvam levemente sobre o peito. Os primórdios dos dedos das mãos e dos pés estão presentes, mas ainda não se separaram um do outro, e por isso são chamados raios digitais e raios dos pés. A cabeça do bebê é desproporcionalmente grande porque durante esse estágio da gravidez o cérebro se desenvolve rapidamente. As dobras palpebrais estão se formando e o nariz tem uma ponta distinta. Ambas as orelhas interna e externa estão se formando.
Por cinco a seis semanas, o ultrassom pode detectar o batimento cardíaco do bebê e, na oitava semana, as válvulas aórtica e pulmonar do coração se formaram. Os tubos de respiração da garganta para os pulmões se ramificaram. Os rins começam a produzir urina. Por oito semanas, o fígado é visível na ultrassonografia como uma protuberância no baixo-ventre. , , ] ]