Probabilidade
Os efeitos da primeira ectópica e seu tratamento afetam a probabilidade de uma gravidez saudável de acompanhamento. O Centro Avançado de Fertilidade de Chicago explica que existem muitas maneiras de lidar com uma ectópica. Se o problema foi detectado precocemente e o tubo não rompeu, técnicas poupadoras de tubo que eliminam a gravidez ectópica sem dano tubário minimizam o risco de futuras gravidezes ectópicas. O centro observa que a taxa de recorrência de ectópica é de cerca de 6 para 1 em favor de uma gravidez saudável em todos os casos de história ectópica.
Considerações
Uma mulher que teve um ectópico e gostaria de acompanhar com uma gravidez saudável pode se engajar em certos comportamentos nesse ínterim que aumentam suas chances de conceber normalmente. O Centro de Fertilidade Avançada de Chicago explica que o controle da natalidade somente por progestógeno e as técnicas de fertilização in vitro aumentam o risco de uma gravidez ectópica. Como tal, mulheres com história prévia de ectópicas podem optar por evitá-las se quiserem ter uma gravidez normal.
Obstetras acompanham de perto as mulheres que estão grávidas após uma ou mais gravidezes ectópicas para assegurar que a gravidez parece normal. Testes muito precoces envolvem o uso de níveis hormonais para avaliar a viabilidade da gravidez. O Centro de Fertilidade Avançada de Chicago observa que os baixos níveis de hCG, ou gonadotrofina coriônica humana, e progesterona indicam uma anormalidade de algum tipo. Esses níveis podem fornecer indicações muito precoces de problemas e permitir que os médicos capturem ectopicos antes que danifiquem o tubo.
Em seu livro "O que você não pensou em perguntar ao seu obstetra", Dr. Raymond Poliakin observa que o ultra-som é uma das melhores maneiras de verificar a implantação normal e a viabilidade de uma gravidez. Embora não seja necessário que os obstetras realizem ultra-sonografias precoces em todas as gestações, as mulheres que tiveram ectópicos podem se beneficiar de uma ultrassonografia com 6 semanas de idade gestacional. O ultra-som verifica se há um saco gestacional e, muitas vezes, um batimento cardíaco inicial. Desde que o saco esteja no útero, a gravidez é normal.
, , ] ]