Através dos tempos, várias culturas transmitiram sabedoria e conselhos sobre gravidez e nascimento. Tradições e conselhos são diversos e muitas vezes refletem a história de uma cultura, religião e relacionamento com a natureza. Isto é especialmente verdadeiro para a cultura chinesa, na qual muitos costumes relativos à gravidez estão relacionados a antigas filosofias e práticas espirituais chinesas.
YinYang
YinYang é uma filosofia antiga e duradoura que permeia e informa a maioria dos aspectos da vida chinesa. O conceito de YinYang se relaciona com a natureza dualista, mas interconectada e simbiótica das forças no universo. Tradicionalmente, os chineses interpretam a maioria das coisas do ponto de vista do YinYang - desde tratar um resfriado comum até explicar a origem do universo, o YinYang está em ação. De acordo com o Pacific College of Oriental Medicine, embora se pense que a gravidez reflita tanto o Yin como o Yang, a energia Yin é dominante, o que significa que a energia é recebida e armazenada através do descanso, tranquilidade, abertura e rejuvenescimento. p> A EthnoMed nos informa que é costume chinês que as mulheres grávidas evitem trabalho ou atividade extenuante durante os primeiros três meses de gravidez. A abordagem chinesa da gravidez determina que proteger o feto em crescimento de aborto durante o primeiro trimestre é o mesmo. Por esta razão, a atividade sexual também não é recomendada durante as primeiras 12 semanas de gravidez. Há uma forte ênfase em manter a paz mental e corporal, ambos os quais se acredita que afetam diretamente o feto.
Os conselhos tradicionais chineses para a gravidez incluem muitas idéias sobre quais alimentos comer e evitar . A crença no YinYang influencia grandemente as escolhas alimentares em todos os estágios da gravidez e no mês seguinte ao nascimento, à medida que as energias da vida opostas e interdependentes mudam. Muitos obstetras e enfermeiras podem atestar a recusa de mulheres que trabalham para comer ou beber qualquer coisa fria, por exemplo. O raciocínio chinês é que substâncias frias naquele momento minam o equilíbrio adequado. Superstições sobre alimentos específicos são abundantes. Por exemplo, a EthnoMed relata que as mulheres acreditam que comer moluscos pode causar uma erupção no bebê e que algumas frutas tropicais podem causar aborto.
Superstições
Os conselhos sobre gravidez baseados na crença tradicional chinesa incluem evitar muitas atividades. Acredita-se que magoa o bebê e põe em risco a gravidez. A EthnoMed explica que as mulheres chinesas geralmente se abstêm de usar facas, tesouras ou objetos pontiagudos em sua cama, pois acredita-se que ela resulte em fissura labial do bebê. Também é aconselhável que as mulheres grávidas não usem cola ou fita para prender as coisas nas paredes próximas à cama, pois acredita-se que isso cause marcas de nascença no rosto do bebê.