casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Como seu período é diferente quando você está grávida?

Para a maioria das mulheres, os períodos não são apenas diferentes quando estão grávidas - são inexistentes. Isso tem a ver com a fisiologia dos ciclos reprodutivos normais em comparação com a fisiologia da gravidez. O corpo de uma mulher grávida não se prepara mais para a gravidez a cada mês, o que leva a diferenças físicas e hormonais significativas em relação aos ciclos reprodutivos normais.

Função

A função de um período em que uma mulher não está grávida é Prepare o corpo para a gravidez e prepare um ovo para a concepção a cada mês, explica o Dr. Lauralee Sherwood em seu livro "Human Physiology". O corpo de uma mulher grávida não precisa preparar um óvulo para a concepção, porque seu corpo sabe que ela já está grávida. Como tal, seu útero - já no processo de apoiar um bebê em desenvolvimento - não seria capaz de aceitar um óvulo fertilizado recém-implantado. Como tal, um período durante a gravidez não teria função útil.

As mulheres primeiro notam uma mudança em seu ciclo menstrual de acordo com a gravidez logo após a concepção. Isso ocorre porque um óvulo está maduro e pronto para ser fertilizado cerca de duas semanas após o primeiro dia do último período menstrual da mulher - uma data que cai cerca de duas semanas antes do início do próximo período menstrual para mulheres com ciclos de 28 dias. De acordo com Heidi Murkoff e Sharon Mazel em seu livro "O que esperar quando você está esperando", a primeira menstruação de uma mulher deve acontecer 14 dias após a concepção, se ela estiver grávida.

Considerações

Menstrual períodos são o resultado de hormônios flutuantes, observa Dr. Sherwood. Os hormônios de uma mulher grávida não flutuam. Em vez disso, eles permanecem bastante firmes durante a gravidez, embora os níveis de alguns hormônios possam subir um pouco enquanto outros caem um pouco. É preciso diminuir o estrogênio e a progesterona para estimular o revestimento do útero para o esfacelo, o que produz um período. Como os níveis de estrogênio e progesterona permanecem altos durante a gravidez, o revestimento do útero permanece intacto, causando uma ausência de menstruação.

Concepções errôneas

Embora muitas mulheres achem que a gravidez é garantia de nove meses sem menstruação, algumas as mulheres realmente continuam a percorrer suas gestações. Muito raramente, observa o Dr. Raymond Poliakin em seu livro "O que você não pensava em fazer ao seu obstetra", as mulheres podem sangrar um pouco no horário normal a cada mês. Isso normalmente não afeta a viabilidade da gravidez, no entanto, contanto que o sangramento seja leve.

Expert Insight

Para a maioria das mulheres, o sangramento durante a gravidez não é devido a um período, mas a "Dr. Poliakin adverte que as mulheres que apresentam manchas ou sangramento durante a gravidez devem contatar seus obstetras, particularmente se o sangramento estiver associado com dor ou cólicas abdominais, pois isso pode ser o sinal de um aborto espontâneo. No entanto, ele observa que o sangramento após um exame interno ou relação sexual é normal - e provavelmente não é motivo de preocupação.