A gravidez é quase a metade quando a mulher atinge as 19 semanas. Este é também o meio do segundo trimestre, muitas vezes chamado de "trimestre de ouro", porque é o período de gravidez mais livre de sintomas e confortável, note Drs. Thomas deHoop e Arthur Ollendorff da Universidade de Cincinnati. Às 19 semanas, a gravidez se manifesta através de uma série de sintomas comuns.
O útero geralmente atinge o umbigo, ou umbigo, observa eMedTV. As mulheres que não estão com sobrepeso podem sentir que o abdome abaixo do umbigo é mais firme do que o normal e se sobressai levemente, tornando difícil, se não impossível, encaixá-las em suas roupas normais. Mulheres acima do peso podem ter mais dificuldade em discernir o contorno do útero neste momento.
Movimento Fetal
Mulheres em sua segunda, terceira ou mais gestações geralmente sentem movimentos fetais, chamados de aceleração, em um estágio anterior mães pela primeira vez. Dezoito a 20 semanas é um tempo comum para os novatos sentirem movimento, de acordo com a American Pregnancy Association. Quickening normalmente parece pequenos movimentos ou movimentos de borboleta contra o interior da pele de uma mãe. Chutes reais vêm depois. Às 19 semanas, muitas mulheres terão experimentado a aceleração.
Alterações na pele
Alterações na pele relacionadas à hormônio geralmente se tornam aparentes - e irritantes - por volta das 19 semanas. Alterações normais da pele afetam 90% das mulheres grávidas e podem estar relacionadas ao aumento dos níveis de estrogênio. Estes incluem um escurecimento da pele ao redor dos mamilos, umbigo, períneo e axilas, de acordo com DeHoop e Ollendorff. Aumento da pigmentação no rosto, chamado de máscara da gravidez, ou cloasma, ocorre em algumas mulheres. A linha entre o umbigo e o osso púbico, a linha negra, geralmente escurece também. Marcas na pele, pequenos tumores benignos e moles também podem aumentar em torno da 19ª semana de gestação. As palmas das mãos e dos pés podem ficar mais vermelhas do que o habitual e coçar. Vasos sanguíneos pequenos e dilatados, chamados de angiomas de aranha, podem aparecer na face, ombros e braços.
Dor ligamentar redonda
A dor no ligamento redondo é comum por volta das 19 semanas, informa a Women's Health Care. O ligamento redondo se liga ao útero e normalmente tem menos de um quarto de polegada de espessura, deHoop e Ollendorff explicam. No segundo trimestre, o ligamento redondo aumenta de tamanho e fica mais tenso ou firme. Um movimento repentino pode esticar o ligamento, causando dor no baixo-ventre que dura até alguns minutos.