No início de um novo relacionamento amoroso, a perspectiva aparece rosada e o casal parece estar apaixonado, com olhos apenas um para o outro. No início, o namorado elogia sua namorada por quem ela é. Eventualmente, ele começa a dizer coisas pequenas, cortando a namorada - “Você não sabe o que quer.” Ela tenta manter sua identidade, mas ele continua a desbastar quem ela é, gradualmente levando mais e mais controle dela e do relacionamento deles.
Veja o comportamento controlador de seu namorado quando ele não está com você. Aproveite o tempo para lembrar de um evento específico e desmontá-lo, pouco a pouco. Ele quer isolar você e torná-lo totalmente dependente dele, então ele vai pedir que você saia do emprego ou saia da escola, de acordo com "Marie Claire". Com efeito, seu namorado quer definir quem você é. Seu namorado sofreu uma desconexão psicológica em uma de suas quatro funções psicológicas - sentir, intuir, sentir e pensar, observa o site da Torre do Poder.
Avalie como você se sente agora. comparado a como você se sentia antes de conhecer seu namorado. Se você costuma se sentir autoconfiante e independente, mas agora se sente inútil e como se não pudesse fazer nada por si mesmo, seu namorado destruiu quem você é, escreve o Guia de Ajuda. Se o seu namorado gritar com você, disser que você é "estúpido ou sem valor" ou se ele lhe chamar um nome, ele começou a controlar o que você pensa sobre si mesmo. Uma vez que ele é capaz de fazer isso, ele começa a controlar o que você pode fazer.
Pense em um momento em que você queria fazer uma coisa e seu namorado lhe disse: "Você não quero fazer isso. ”Quando ele faz isso, ele está tentando definir você em sua imagem ideal de quem você deveria ser. Porque ele está psicologicamente desconectado de uma de suas funções, ele não pode confiar em sua própria intuição, sentidos, sentimentos ou pensamentos. Ele então tem que formar uma “conexão atrasada”, desenvolvendo uma identidade do exterior para seu ser interior, escreve Torre do Poder. Ele está tentando desenvolver uma auto-imagem baseada no que os outros têm. Ele está tentando estabelecer uma identidade da única maneira que ele sabe - controlando você.
Faça uma experiência, mas faça-o somente se seu namorado não for fisicamente perigoso para você . Faça uma declaração como: "Sinto vontade de comer pizza hoje à noite". Se o seu namorado disser: "Não, você não vai gostar", responda: "O quê?" Ele deve repetir: "Não, você não vai gostar a pizza. ”Diga:“ O quê? ”Quando você responde com esses não-argumentos, está se recusando a validar o que seu namorado está lhe dizendo, diz Tower of Power. Em algum momento durante uma conversa como essa, seu namorado perceberá o que você está fazendo e lhe dirá para parar.
Faça planos para deixar seu namorado. Identifique um refúgio seguro, como um abrigo para violência doméstica ou a casa de um amigo que seu namorado não conhece. Se você tem filhos, precisa tirá-los desse tipo de atmosfera para que eles sejam mais seguros, diz o Guia de Ajuda. Quando você decide deixar seu namorado, você faz a realidade falsa que ele construiu mais fraca, de acordo com a Torre do Poder. Ele não pode mudar, mas pode começar a reconhecer o que seu comportamento fez com você.
Dica
Seu namorado está sempre no controle, mesmo quando ele está maltratando você. Ele está tomando uma decisão deliberada de controlar e maltratar você. Quando você começar a reconhecer o controle, peça a um amigo que o apoie. Seu namorado pode tentar ser mais sutil sobre o seu controle quando os outros estão ao seu redor, então peça a seu amigo para avisá-lo se ela viu alguma coisa. Compare notas.
Advertências
Se o seu namorado começar a fazer ameaças de violência física, saia. Vá até a delegacia de polícia e faça uma denúncia ou vá para o abrigo de violência doméstica na sua comunidade.
As coisas necessárias no
Safe haven