Famílias monoparentais, seja por divórcio, rompimento ou morte, são hoje mais comuns do que eram há 20 anos, de acordo com informações de 2013 da American Psychological Association. Enquanto namorar um viúvo com filhos pode apresentar o seu próprio conjunto de desafios, particularmente se a morte do cônjuge foi recente ou inesperada, ainda é possível desenvolver um relacionamento caloroso e satisfatório. Apenas tenha em mente que namorar um viúvo pode exigir um pouco de paciência extra, compreensão e disposição para permitir espaço para expressar seus sentimentos.
Vá devagar. Mesmo que o seu novo interesse amoroso tenha tido tempo suficiente para lamentar a perda de seu cônjuge, seus filhos ainda podem estar lidando com a perda de seus pais - e ele pode estar tentando ajudá-los a lidar com sua dor. Tentando envolver-se em suas vidas com muita rapidez ou agressividade pode ter a reação adversa de empurrar o seu encontro enquanto ele tenta lidar com seus sentimentos e ajudar seus filhos a lidar com os deles. Se você sentir que seu parceiro precisa de tempo sozinho, dê a ele esse tempo.
Coloque a bola em sua quadra. Dê ao seu novo parceiro a liberdade de ditar como o relacionamento irá progredir, inclusive quando e como você irá interagir com seus filhos. Até mesmo crianças adultas podem precisar de tempo para se adaptarem à idéia de seu pai viúvo namorar novamente após a perda da mãe.
Permita que seu parceiro e seus filhos sofram. A psicóloga Phyllis Silverman sugere que a idéia do luto não é uma doença da qual alguém possa se recuperar - e pode ser um processo que afeta os indivíduos pelo resto de suas vidas. Deixe seu parceiro saber que ele pode falar sobre seu falecido cônjuge e seus sentimentos em relação a sua morte. Seja um bom ouvinte.
Esforce-se para preencher um novo papel na vida de seu parceiro e de seus filhos, em vez de tentar substituir a esposa e a mãe que eles perderam. Você nunca pode assar uma torta de maçã como sua esposa, ou ler histórias como a mãe deles, mas você pode se concentrar nas coisas positivas que você pode trazer para a vida de seu viúvo e seus filhos. Não leve para o lado pessoal se você sentir que seu parceiro ou seus filhos estão comparando você a um amor que já foi falecido. Apenas seja fiel a si mesmo e seja quem você é.
Dica
A transição de ser casado para viúvo para namoro novamente pode prejudicar seu parceiro e seus filhos. Pergunte ao seu parceiro o que você pode fazer para oferecer seu apoio e ajudá-lo a se adaptar à vida sem a pessoa amada.