Verifique suas percepções
O amor romântico consiste em três ingredientes: atração, proximidade e comprometimento. Atração é a química - a parte do amor que faz você se sentir vermelho, sem fôlego e nervoso ao redor da pessoa que você ama. Proximidade é a confiança, carinho e aceitação que se desenvolve entre duas pessoas que compartilham seus pensamentos e sentimentos particulares. Compromisso é a cola que os une através de tempos sombrios, discussões e dificuldades. Todos os três devem estar presentes para que o verdadeiro amor romântico ocorra. As chances são de proximidade e compromisso já existe em sua amizade. Dê uma olhada honesta em seus sentimentos. Avalie se você realmente sente atração por seu amigo ou se está confundindo a proximidade e o comprometimento da amizade com o amor verdadeiro. Prossiga apenas quando tiver certeza de como se sente.
Alcance da situação
As amizades às vezes se transformam em algo mais sem que nenhuma das duas pessoas perceba que isso aconteceu. Talvez você tenha nomes bobos um para o outro, seus abraços demoram um pouco mais do que antes, ou seus amigos estão constantemente provocando vocês dois sobre se tornarem um casal. Talvez você escreva todas as noites antes de dormir ou ligar uma para a outra logo pela manhã. Se você está sentindo o puxão romântico, seu amigo pode estar bem. Dê uma olhada objetiva na situação para ter certeza de que você não está sendo vítima de um pensamento positivo. Se isso realmente parecer certo, pergunte ao seu amigo o que ele está pensando. Ele pode dar o primeiro passo.
Voltar para avançar -
Se você tem sentimentos românticos, mas seu amigo não, você pode estar em um relacionamento um pouco desequilibrado. Cultive outros amigos e passe tempo longe do amigo que você deseja. Trazer equilíbrio de volta para o relacionamento, pedindo favores, o que realmente gera atração, observa o psicólogo Jeremy Nicholson em seu artigo de dezembro de 2011 para "Psychology Today". Por exemplo, você pode pedir ao seu amigo para ajudá-lo a reorganizar sua mobília ou lhe ensinar matemática. Recompense os comportamentos atenciosos que você deseja com um agradecimento genuíno ou um presente pequeno, mas pessoal. Quando seu amigo estiver desatento, ignore-o e faça coisas com outras pessoas.
Anuncie o assunto de namoro
Quando você sente que seu relacionamento é equilibrado e confortável, é hora de abordar a possibilidade de namorar. De acordo com Nicholson, não há maneira correta de fazer isso. Algumas pessoas vão direto para um beijo. Alguns preferem uma conversa direta, enquanto outros adotam um método indireto de dar dicas. Vá com a abordagem que combina com você e sua amizade particular. Se a sua amizade é sólida, a conversa pode ser estranha, mas a relação deve sobreviver. Evite fazer algo não natural ou fora do personagem, confie em sua amizade e corra um risco. As recompensas poderiam valer o desconforto momentâneo. , , ] ]