Os pais que experimentam um natimorto são assaltados com reações iniciais ao luto - descrença, choque, culpa, raiva, auto-recriminação e lágrimas. De acordo com o Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas, o processo de luto para um natimorto pode diferir entre culturas e é frequentemente dependente da duração da gravidez. É perfeitamente normal esperar que os pais sofram por um natimorto. Como você escolhe para expressar sua perda é exclusivo para você.
Understanding Stillbirth -
Antes de 20 semanas, a perda de uma gravidez é chamada de aborto espontâneo; depois de 20 semanas, é chamado de natimorto, diz o National Women's Health Information Centre. A natimortalidade ocorre em cerca de 1 em cada 200 gestações, geralmente antes do parto, diz a American Pregnancy Association. Algumas das razões conhecidas para a natimortalidade incluem problemas genéticos, mau desenvolvimento fetal, problemas com a placenta ou cordão umbilical e infecção. No entanto, cerca de 50 por cento do tempo, a razão para um natimorto nunca é identificado.
O Processo de Luto
De acordo com MayoClinic.com, se você tiver um natimorto, sua dor pode ocorrer em etapas, o primeiro sendo negação, durante o qual pode ser difícil compreender o que aconteceu com você. A raiva geralmente segue - você pode estar com raiva de si mesmo ou de um parceiro. A culpa é o terceiro estágio do luto. Durante este tempo, você pode repassar as coisas que você fez e não fez durante a gravidez que podem ter causado a natimortalidade. Durante o quarto estágio do luto, a depressão se instala. O último e último estágio do luto é a aceitação, durante a qual você chega a um acordo com a sua perda. Você pode não experimentar todos os estágios do luto, ignorando alguns e demorando um pouco mais em outros estágios. Eventos dolorosos como o chá de bebê de um amigo ou a visão de um recém-nascido podem desencadear sentimentos de culpa, raiva e dor.
Cuidar de você
Esses sentimentos são normais, observa o National Women's Health Information Centre. . Compartilhe seus sentimentos com seu cônjuge ou parceiro, tendo em mente que homens e mulheres lidam com a perda da gravidez de forma diferente. Peça a seus amigos e familiares o apoio deles durante este período difícil. Mantenha sua saúde comendo uma dieta saudável, exercitando-se e obtendo o sono de que precisa. A APA observa que ter um serviço memorial para seu bebê natimorto pode ser um empreendimento doloroso, mas essa é uma maneira de honrar seu filho, bem como encontrar um fechamento pessoal.
Gerenciando o Luto
Enquanto todos trabalham através da perda da gravidez à sua maneira, há coisas que você pode fazer para se curar mais rapidamente. MayoClinic.com sugere registrar seus sentimentos e encontrar outras maneiras de lembrar seu bebê, como plantar uma árvore em sua lembrança. Junte-se a um grupo de apoio à perda da gravidez. Busque o conselho de seu clérigo ou conselheiro espiritual. Se o tempo não cura todas as feridas e você ainda sofre pelo seu natimorto, a Rede Nacional de Informações de Saúde da Mulher sugere a busca de ajuda de um conselheiro de luto.
Pedir ajuda -
Lamentar por um natimorto pode colocar estresse no relacionamento de um casal. Um parceiro pode não parecer lamentar tanto quanto o outro, o que também causa conflito. Mesmo as crianças existentes podem sentir a perda de um irmão muito esperado. As mulheres que experimentam um natimorto podem pensar que sentem o bebê em movimento, ou sentem como se estivessem enlouquecendo. Se o pesar o sobrecarregar até o ponto em que a vida não mais parece valer a pena, o Centro Nacional de Informações de Saúde da Mulher aconselha ir ao pronto socorro ou telefonar para o número 911 ou para a Linha Nacional de Prevenção do Suicídio, no número 800-273-8255.