Por mais que você queira proteger seu filho, o luto é uma parte natural da vida e ele deve ser enfrentado às vezes. Quer se trate da morte de um animal de estimação, de um membro da família ou de um amigo, seu filho pode lidar com as emoções de várias maneiras. Oferecer atividades para ajudá-lo a lembrar e honrar seu ente querido permitirá que ele continue o processo de cura, mantendo as memórias vivas.
Contando Histórias para a Cura
De acordo com KidsHealth.org, o luto saudável envolve encontrar maneiras de ajustar a vida sem a pessoa que se foi e encontrar maneiras de lembrar essa pessoa. Enquanto seu filho trabalha no processo de luto, ele precisará que você ouça a história dele sobre o que aconteceu e como ele se sentiu pela primeira vez e agora se sente sobre isso. Incentive-o a usar palavras ou histórias para falar sobre o ente querido que ele perdeu.
Preservando Memórias Felizes
Seu filho também pode usar objetos para preservar suas queridas lembranças. Ajude-a a encontrar fotos para criar um álbum de fotos especial, talvez um que conte a história de seu relacionamento com a pessoa que ela perdeu. Permita que ela guarde a joia ou joia de um membro da família perdida e ajude-a a encontrar ou fazer uma maneira de exibi-la. Ela também pode criar e decorar uma caixa de memória que contém lembretes da pessoa amada, como uma coleira e etiquetas de um avô.
Criando ajudantes de memória
Atividades de arte e escrita também podem ajudar seu filho lidar com a dor. PBS.org sugere que você a encoraje a criar uma colagem, um retrato de sua amada, incluindo imagens que representam a pessoa e seus hobbies ou favoritos, usando fotos ou recortes de revistas e qualquer outra coisa que seu filho ache útil. Seu filho também pode pintar ou desenhar uma figura que ilustra uma lembrança especial com a pessoa que ela perdeu ou que explica como ela se sente agora. As crianças mais velhas podem querer manter um diário. PBS.org sugere mantê-lo discreto, não se preocupando com ortografia ou gramática. Em vez disso, deixe seu filho se sentir confortável e escreva do coração. Ela pode escrever o que vier à mente sobre a pessoa ou seus sentimentos, ou escrever uma carta para a pessoa.
Honrar memórias a longo prazo
Algumas crianças se beneficiam de uma maneira mais pública de relembrar uma perda Amado. Se seu filho perdeu um animal de estimação, a American Humane Association sugere que você o ajude a planejar e realizar um serviço memorial durante o qual ele compartilhe suas memórias, ou encoraje-o a ser voluntário em um abrigo de animais local se ele estiver aberto à idéia. Depois de perder um membro da família, KidsHealth.org sugere que seu filho pode querer criar uma homenagem a ele plantando uma árvore ou jardim, ou participando de uma caminhada ou corrida beneficente. Você pode torná-lo um evento anual, também, para ajudá-lo a manter suas memórias especiais ao longo do tempo.