Leva tempo para superar os sentimentos feridos e a traição causada por um cônjuge infiel. Estas são reações normais quando você descobre que seu marido teve um caso. Se você decide tentar permanecer no casamento ou deixar seu marido, Mark White, professor de ciência política, economia e filosofia na Universidade da Cidade de Nova York, ou CUNY, recomenda fazer sua primeira obrigação para si mesmo. Cuidar de si e de seus filhos deve ser sua principal prioridade ao avaliar o impacto que a situação teve em sua vida.
Enfrente seu marido e deixe-o saber que você está ciente de que ele está tendo um caso. . Colete evidências absolutas de sua infidelidade antes de acusá-lo. Se ele admitir ter um caso, pergunte-lhe diretamente se seu relacionamento com a outra mulher acabou.
Escolha se você quer perdoar seu marido e ficar casado. Se vocês dois expressarem o desejo de fazer seu casamento funcionar, comprometam-se a reconstruir o relacionamento. Você não pode consertar seu casamento a menos que você aprenda a confiar nele novamente. Deixe claro para ele que ele pode ganhar sua confiança novamente somente através de suas ações. É sua responsabilidade demonstrar a você que ele é confiável.
Lide com o que aconteceu no passado para que você possa seguir em frente. Admita que é possível que seu marido tenha aprendido com seus erros para que vocês dois possam desenvolver um relacionamento mais íntimo. Fale abertamente sobre o que aconteceu. Compartilhe seus sentimentos e ouça um ao outro. Quando ambos os parceiros se esforçam para se comprometer novamente com o casamento, o resultado pode ser um relacionamento mais forte e satisfatório do que antes, de acordo com o site da Mayo Clinic.
Procure aconselhamento matrimonial. Conselheiros profissionais são treinados para facilitar a comunicação entre os cônjuges. Aconselhamento também dá ao seu marido a oportunidade de explorar as razões de sua trapaça. Mesmo que seu cônjuge não esteja disposto a participar, você ainda pode resolver seus próprios problemas consultando um conselheiro. Um terapeuta pode ajudá-lo a lidar com a dor e a raiva que você está sentindo.
Peça apoio adicional a parentes e amigos. Confie apenas naqueles indivíduos em quem você acredita poder confiar. Escolha pessoas que irão ouvir sem criticar ou criticar o comportamento do seu cônjuge.
Anote seus sentimentos em um diário. Isso pode facilitar para você compartilhar com seu cônjuge as emoções que você está vivenciando. Reconheça que você pode ter que lidar com sentimentos de negação, raiva e depressão antes de aceitar a infidelidade de seu marido. Muito parecido com o luto por um cônjuge que morreu, você pode sofrer vários estágios de luto antes que possa perdoá-lo e, eventualmente, curar-se.
Comprometa-se a tornar seu casamento melhor. Isso determinará as duas partes. Embora possa ser mais fácil abandonar o casamento, é preciso um esforço considerável para que um relacionamento danificado funcione novamente, explica o Dr. Edward Dreyfus, psicólogo clínico e coach de vida em Santa Mônica, Califórnia. Concentre-se em melhorar a comunicação e a intimidade no casamento.
Dica
Além da variedade de emoções que uma esposa traída pode sentir, ela também pode experimentar uma perda de autorrespeito e senso de propósito.
Advertências
Evite se culpar por seu marido ter um caso. Não deixe que ele te culpe também. Mesmo que o casamento tenha problemas, a escolha de ter um caso foi dele.
Não tome a decisão de se divorciar de seu marido enquanto estiver em um estado emocional tão intenso. Embora nem todos os casamentos possam ser salvos, em alguns casos, é possível recuperar-se do trauma de um cônjuge infiel e restaurar a confiança no casamento.
, , ] ]