Um pouco de coragem e espírito pode ser uma boa qualidade para uma pessoa, mas se você continuar a cruzar a linha, você pode ganhar uma reputação como um malvado. Ninguém gosta de ser intimidado ou desrespeitado, então você pode achar que o número de pessoas em sua vida diminui à medida que sua maldade aumenta. Algumas mudanças na maneira como você olha para a vida e reage a situações podem ajudá-lo a ranger sua intimidação interna e liberar sua dor interior.
Imagine como a pessoa com quem você está se sente ou pensa. Trabalhar com seu senso de empatia pode ajudar a treinar seu cérebro a não reagir agressivamente, de acordo com um estudo da Fundação Espanhola para Ciência e Tecnologia. A empatia e a violência compartilham o mesmo circuito cerebral e o aumento da empatia pode influenciar suas reações para melhor.
Pause antes de reagir. Se alguém disser algo com o qual você não concorda, treine-se para parar, pensar e prosseguir com calma, em vez de disparar uma resposta rápida e mesquinha. Você ainda pode fazer seu ponto sem ferir os sentimentos de ninguém e construirá uma reputação de pessoa equilibrada e justa. Isso exige muito trabalho, mas pode ser feito.
Evite colocar a história em argumentos. Se o seu parceiro não lavou a louça, não faça a discussão sobre todas as vezes no passado que ela não lavou a louça. Atenha-se ao assunto em questão e não transforme uma pequena discussão em um grande argumento.
Faça atos aleatórios de bondade sem motivo. Pegue o cheque, envie um cartão para alguém, compre um presente, dê elogios e parabenize as pessoas pelos sucessos. Crie o hábito de fazer algo gentil por alguém. Isso fará você e o destinatário se sentirem melhor.
Aprenda a errar, perca argumentos e vá embora. É difícil saber quando se afastar, mas se você não acha que continua sem ser malvado com alguém, é melhor não dizer nada. Aprenda a deixar que os outros tenham a última palavra e não desafie tudo que alguém disser que você não concorda. Não há problema em concordar em discordar e não há problema em deixar que alguém esteja certo, mesmo quando você não acha que eles estão, por uma questão de manter a paz.
Fale com um conselheiro ou terapeuta. Esses profissionais ajudam você a entender por que você é defensivo, malvado ou abusivo para as pessoas a sua volta. Você poderia estar tratando alguém mal ou ser malvado por causa de uma ferida subjacente ou problema emocional. Aprenda a deixar de usar a maldade como um mecanismo de defesa para se proteger.