Ouvir que seu bebê morreu no útero pode ser uma notícia comovente para os pais. Depois de relembrar a morte de seu bebê com um funeral, cremação ou outra cerimônia, muitos casais sentem os efeitos da perda de maneiras diferentes - alguns por anos após o nascimento do natimorto - enquanto lidam com sua dor separadamente e juntos. no Relacionamento
Emoções que os pais podem sentir como resultado da perda de um bebê incluem negação, tristeza profunda, choque, dormência, raiva, culpa e depressão. Os pais podem tentar lidar com sua perda entrando em ação, ou podem ficar em silêncio e em segredo. De acordo com a March of Dimes, algumas vezes cria-se tensão entre casais que lidam com a dor de diferentes maneiras. Alguns casais que sentem a tensão como resultado de um natimorto acham útil procurar aconselhamento ou participar de grupos de apoio para pais que sofreram perda de gravidez.
Risco de separação - Mesmo em situações em que um natimorto não é um fator, sustentar um casamento pode ser difícil. De acordo com um estudo publicado pela Academia Americana de Pediatria, os casais que tiveram natimortos e abortos correm um risco maior de terminar seus relacionamentos do que os casais cujos bebês foram levados a termo. Os resultados deste estudo mostraram que os casais que tiveram natimortos terminaram seus relacionamentos até nove anos após a perda ter ocorrido. Embora ter um natimorto não garanta que o casamento acabe, a experiência parece aumentar o risco geral de divórcio ou separação.
Efeitos sobre a intimidade
De acordo com a Compassionate Friends Network, maridos e esposas pode reagir de maneira diferente à intimidade após a ocorrência de um natimorto. Um parceiro pode sentir um desejo crescente de proximidade e buscar intimidade como garantia de que o relacionamento continuará normalmente. O outro parceiro pode ficar retraído e evitar intimidade, considerando-o inadequado à luz da morte do bebê. Ambas as reações são normais, e os casais que têm problemas com a intimidade depois de um natimorto geralmente conseguem restabelecer sua conexão com o tempo e a paciência uns com os outros.
De acordo com Lisa Athan, uma recuperação do luto Especialista que facilita workshops e programas de treinamento sobre tristeza e perda, é natural que os pais passem por um período de luto após a perda de um bebê. Às vezes, amigos e familiares, que não entendem a profunda perda que os pais estão sentindo, não são capazes de fornecer apoio aos pais em luto. A perda do apoio social muitas vezes faz com que os casais se voltem uns aos outros em busca de apoio. Essa dor compartilhada aproxima muitos casais enquanto eles se apóiam mutuamente em seu processo de cura.
, , ] ]