Relacionamentos tóxicos são qualquer tipo de relacionamento que você tem com alguém cujos comportamentos tentam fazer você se sentir mal, depreciado ou sem valor. Pessoas tóxicas esgotam sua energia e minam sua auto-estima. Muitas vezes, os relacionamentos tóxicos envolvem abuso verbal ou físico ou comportamentos controladores, de acordo com o autor Conte Terrell em seu livro "Libertação para um novo espírito: guia de 12 passos para acabar com relacionamentos tóxicos". Relacionamentos tóxicos não são saudáveis, são disfuncionais e criam um impacto negativo em sua vida, mas você pode superar o abuso, mágoa e dor de relacionamentos tóxicos.
Reconheça os padrões tóxicos em seu relacionamento. Pense em como ele faz você se sentir. Concentre-se em sentir-se energizado e vivo em sua presença, ou se você deixar cada encontro se sentir exaurido e cansado. Talvez ele critique você ou deprecie você em uma tentativa de mantê-lo para baixo. Talvez ele seja um maníaco pelo controle e faça você se sentir como se tivesse que pedir permissão a ele para fazer qualquer coisa. Pare de dar desculpas para seu comportamento e admita que seu relacionamento é tóxico.
Enfrente a pessoa sobre seus comportamentos. Para definir limites mais saudáveis ou determinar se você deve encerrar o relacionamento, é necessário apontar seus comportamentos tóxicos. De acordo com Cheryl Richardson em um artigo para Oprah.com, você pode fazer isso de uma forma amorosa e respeitosa sem antagonizar ou colocá-la na defesa. Apontar os comportamentos negativos usando "eu" declarações, como "me sinto mal quando você me criticar. Nosso relacionamento é importante para mim. Você vai parar de fazer isso?"
Decida se "to stay in the relationship.", 3, [[Se ele está disposto a tentar mudar seus comportamentos, você pode pensar que vale a pena ficar por aqui e ver como é. No entanto, se ele responder defensivamente ou negativamente ao seu pedido, você pode considerar encerrar o relacionamento.
Obtenha suporte externo. Converse com um terapeuta ou um amigo de confiança ou membro da família. Não é fácil confrontar pessoas tóxicas com seus comportamentos, e pode ser ainda mais difícil terminar o relacionamento. Ter suporte pode fornecer validação e aceitação durante esse difícil encontro. Conversar com um terapeuta pode ajudá-lo a identificar os problemas que o atraíram para o relacionamento tóxico.
Desenvolva sua autoestima. Faça algo que faça você se sentir bem. Aprenda uma nova habilidade ou conheça novas pessoas. Ao sentir-se melhor consigo próprio, irá cultivar um sentimento de independência e será mais capaz de manter limites mais saudáveis no futuro.