Algumas crianças exibem comportamento agressivo ou violento na escola. Se a agressão constitui um incidente isolado ou representa um problema em curso, os educadores devem ter estratégias para intervir e garantir que todas as crianças se sintam seguras na sala de aula. Nenhuma técnica aborda todos os tipos de comportamento agressivo, mas certas ações ajudam a prevenir ou reduzir a violência escolar.
Crie um ambiente escolar seguro. Dê um exemplo positivo nunca ameaçando crianças. HandinHandParenting.org recomenda responder às questões de maneira calma e equilibrada, em vez de se envolver emocionalmente em uma luta pelo poder.
Construa uma comunidade. Faça quebra-gelo ou atividades em grupo com os alunos, como rolar uma bola para outra e anunciar uma cor favorita ou mostrar um polegar para cima ou polegar para baixo em resposta a um problema. Passe o tempo toda segunda-feira discutindo brevemente atividades de fim de semana.
Enfrente questões relativas a conflitos e emoções. Ensine às crianças o vocabulário de diferentes emoções e pratique situações de representação que ilustram essas emoções. Desafie os alunos a debater como resolver os desafios na sala de aula, no playground e além da escola.
Seja proativo em manter os alunos ocupados e motivados. "Gerir Alunos com Necessidades Especiais Violentas", afirma que a integração de atividades calmantes pode impedir a violência escolar na fonte. Toque música clássica enquanto os alunos trabalham. Ensine técnicas de respiração profunda e ioga para relaxamento. Atenha-se a uma rotina para que as crianças se sintam seguras e saibam o que acontece na sala de aula no dia-a-dia.
Familiarize-se com técnicas apropriadas de intervenção legal. Quando se trata de manter você e os alunos seguros, às vezes você deve intervir para impedir a violência física. Em muitos casos, separar fisicamente as crianças é uma necessidade imediata. Discuta com os pais e administradores das crianças as estratégias necessárias para empregar em caso de emergência.
Isole os estudantes violentos quando eles têm um surto. Sempre que possível, remova o aluno agressivo ou violento do resto da turma. Sem a atenção de outros, o aluno pode estar mais propenso a se acalmar.
Envolva outros adultos na vida do aluno. Se os pais, tutores ou avós têm um relacionamento próximo com a criança, então a presença deles pode fazer a diferença. Peça-lhes que façam o check-in na sala de aula ou ligue para eles para que possam falar com a criança. Além disso, conselheiros e administradores escolares podem intervir.
Localize redes externas de suporte. Organizações comunitárias ou agências de serviço social podem ter assistentes de casos que podem ajudar em sua sala de aula.
Dica
Fornecer reforço positivo imediato e específico quando estudantes agressivos exibem empatia pelos outros.
Advertências
Não rotule os alunos como violentos. Em vez disso, concentre-se no comportamento agressivo e em como alterá-lo.