Experimentar sentimentos de ciúme em certos momentos é perfeitamente normal. É quando o ciúme fica fora de controle, ou começa a ter um efeito adverso nos relacionamentos, que medidas devem ser tomadas para conter esses sentimentos. Todos expressam e manipulam o ciúme de maneira diferente, mas certas técnicas universais podem ser usadas para ajudar a conquistá-lo.
Entender a inveja
A inveja é uma emoção complexa, que muitas vezes se origina da insegurança ou do medo de perder o controle. . Por exemplo, você pode ter baixa auto-estima e se preocupar que você não é bom o suficiente para o seu parceiro. Seu maior medo é que ele te deixe por outra mulher. Quando você o vê conversando com uma garota em um bar, você assume automaticamente o pior: ele está interessado nela. É aí que entra o ciúme, diz o psicólogo clínico Craig Malkin no artigo "Cinco maneiras de chutar o hábito ciumento", de "Psicologia Hoje". Sentimentos invejosos podem levar a comportamentos ciumentos, como uma explosão de raiva ou uma enxurrada de acusações.
Inveja - O seu ciúme O conhecimento de sentimentos ciumentos é o primeiro passo para mantê-lo sob controle. Sempre que você perceber que está com ciúmes, como se visse seu namorado conversando com outra mulher em um bar, reserve um momento para aceitar seus sentimentos de inveja, observe seu efeito sobre você e relaxe. Respire fundo e conte lentamente até 10. Diga a si mesmo que seus pensamentos ciumentos não são o mesmo que a realidade, aconselha o professor de psicologia Robert L. Leahy no artigo, "A inveja é um assassino: como se libertar de seus sentimentos ciumentos, "para" Psicologia Hoje. " Você pode pensar que seu namorado está flertando com a garota no bar, mas a realidade pode ser que ele está sendo simplesmente amigável.
Comunique seus medos
Conquistar o ciúme requer uma conversa honesta sobre como você se sente. É muito mais saudável falar sobre seus sentimentos negativos do que revelá-los através de suas ações, diz Malkin. Converse com seu parceiro quando ambos estiverem relativamente calmos e receptivos. Tente explicar como você se sente, sem fazer acusações. Revele suas necessidades claramente, usando declarações "I". Por exemplo, diga: "Sinto-me um pouco inseguro quando não passamos nenhum fim de semana juntos. Podemos organizar algo divertido para fazer juntos no sábado?" em vez de "você sempre coloca seus amigos antes de mim." Levante preocupações específicas sobre qualquer aspecto de seu relacionamento, de maneira não acusatória e não exigente. Por exemplo, digamos: "Eu me senti um pouco ciumento quando vi você falando com aquela mulher no bar. Você poderia me dizer como a conhece?" Quanto mais você se comunica e procura tranquilidade com seu parceiro, mais perto você se sentirá dele e mais seus sentimentos de ciúme diminuirão.
Aumente sua confiança |
Exercícios simples podem ajudá-lo melhore a sua auto-estima, o que levará a uma maior segurança dentro de seus relacionamentos e a uma menor chance de que o ciúme se imponha. Desafie suas suposições sobre você, sugere Leahy. Faça uma lista das suas melhores qualidades, pontos fortes e conquistas. Mantenha-o seguro e consulte-o regularmente. Lembre-se de todas as razões pelas quais seu parceiro tem a sorte de estar com você. Trate-se com amor. Coma de forma saudável, faça exercícios regularmente e durma bastante. O ciúme é muitas vezes exacerbado pelo estresse, diz Malkin. Contratem-se cercando-se de pessoas atenciosas e solidárias e experimentando técnicas de relaxamento, como a meditação ou a ioga.