Seu parceiro pode ser a luz da sua vida, mas isso não significa necessariamente que seu relacionamento seja saudável. Entender o que constitui relacionamentos saudáveis pode ajudá-lo a fazer mudanças que levem a novas alturas de intimidade, felicidade e realização. Por outro lado, também pode ajudá-lo a determinar quando é hora de deixar um relacionamento. Nenhum relacionamento é perfeito, mas existem vários elementos padrão que devem existir em todos os relacionamentos saudáveis.
1. Confie em
Confiança significa mais do que guardar segredos e ser fiel. Quando você confia em seu parceiro, você sente uma sensação de segurança e segurança no relacionamento. A confiança permite que ambos os parceiros alcancem altos níveis de intimidade e proximidade. Ele também permite que você defina limites e saiba que eles serão respeitados, de acordo com a Saúde das Moças.
2. Respeito Mútuo
Relacionamentos saudáveis têm dois parceiros que se respeitam pelo que são. Comportamentos respeitosos incluem considerar seu parceiro quando você toma decisões que afetam o relacionamento, tratando seu parceiro com amor e gentileza e abstendo-se de dizer coisas prejudiciais durante discordâncias.
3. Comunicação saudável -
Uma comunicação saudável ajuda os parceiros a resolver divergências de uma forma respeitosa, mas também pode ajudar a evitar divergências por completo, diz o Centro de Aconselhamento e Saúde Mental da Universidade do Texas em Austin. Isso porque a comunicação saudável ajuda a transmitir suas necessidades, desejos, opiniões e sentimentos ao seu parceiro de forma calma, assertiva e amorosa.
4. Ausência de violência física
Em relacionamentos saudáveis, um parceiro nunca coloca sua ou as mãos dela no outro parceiro de maneira violenta ou ameaçadora. Se o seu parceiro usa violência física, não importa o quanto ele se arrependa depois, esse não é o parceiro para você. Parceiros abusivos agem de uma necessidade de controlar e dominar, não de um lugar respeitoso de poder igual.
5. Ausência de violência mental ou emocional
A violência física não é o único tipo de violência de relacionamento, de acordo aos Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Se você está em um relacionamento saudável, seu parceiro nunca deve chamá-lo de nomes, intimidá-lo, controlá-lo ou forçá-lo a praticar atos sexuais. Esses são tipos de abuso mental, emocional e sexual.
6. Independência
Seu relacionamento com seu parceiro não deve ser o único relacionamento significativo em sua vida, de acordo com o CDC. Indivíduos saudáveis têm seus próprios amigos, familiares, interesses e opiniões fora do relacionamento.
Pessoas comuns em relacionamentos saudáveis têm um respeito geral um pelo outro. interesses e hobbies. Mesmo quando eles participam de atividades que não estão interessados, eles gostam de passar tempo juntos.
8. Equal Power
Relacionamentos saudáveis são uma divisão 50/50 igual. Nenhum parceiro é o chefe. Ambos os parceiros discutem as decisões da família e têm voz igual. Isso significa que ambos os parceiros contribuem em tudo, desde escolher o filme da sexta à noite até fazer o orçamento familiar.
9. Objetivos semelhantes -
Embora novos relacionamentos não precisem se concentrar em metas de longo prazo, mais relacionamentos sérios podem sofrer quando ambos os parceiros não estão na mesma página. Quando um parceiro quer filhos, casamento ou morar em um local específico e o outro não, isso pode levar a ressentimentos e infelicidade.
10. Apoiar
Seu parceiro pode não gostar de tudo que você faz, mas ela deve sempre apoiar suas escolhas. Por exemplo, ela pode perder tempo com você, mas nunca irá desencorajá-lo a ir à escola ou ao trabalho. Em um relacionamento saudável, seu parceiro sempre tem a sua volta.
11. Sexualidade saudável -
Ambos os parceiros em um relacionamento saudável compartilham valores sexuais semelhantes. Eles se sentem seguros o suficiente para expressar seus desejos sexuais e nunca se preocupam que seus parceiros os obriguem a fazer coisas com as quais não se sentem à vontade. A sexualidade saudável também inclui o acordo sobre métodos de contracepção e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
12. Felicidade
Mesmo que o seu relacionamento esteja ausente das características de relacionamento não saudáveis, isso não significa que é certo para você. No final do dia, você tem que se sentir feliz com sua decisão de estar com o seu parceiro. Todos os casais têm suas dificuldades, mas, no geral, seu relacionamento deve fazer você feliz mais do que nunca.