Há poucos que não passaram pelo processo agravante de analisar demais um evento, questão ou preocupação. Para muitos indivíduos, a análise excessiva é um modo de vida. Essas pessoas gastam uma quantidade excessiva de energia mental sobre o mesmo assunto até que estejam exaustas, apenas para retornar de novo e de novo a ele. Esse tipo de pensamento está longe de ser saudável e pode atrapalhar sua vida. Aprender a cessar a análise excessiva pode trazer de volta a paz de espírito essencial.
Anote seu processo de análise. Pense em como você aborda um problema mentalmente. Observe padrões em seu processo. Descobrir se há um ponto em sua análise onde você normalmente se torna "preso". Procure por padrões onde você continue tentando pensar em possibilidades adicionais, ou reexamine eventos em sua cabeça ou lute para tomar uma decisão final entre duas opções. Aprender como você analisa um tópico irá ajudá-lo a quebrar o hábito de analisar demais, pois você será capaz de identificar onde o processo se torna "estagnado" e passar por ele.
Defina um limite de tempo firme por quanto tempo você vai dar para analisar um determinado problema. Ele irá variar devido à situação específica, mas irá forçá-lo a seguir adiante no processo e deixar de prestar atenção quando o cronômetro disparar.
Distrair-se com a atividade física quando estiver tentado a retornar repetidamente a um problema. Exercício irá ajudar a limpar sua mente e elevar o nível de endorfinas que bombeiam através de seu corpo. Essa elevação natural do humor ajudará você a deixar de analisar as coisas.
Use imagens visuais para parar de analisar demais. Encontre um lugar tranquilo onde você possa se sentar ou deitar-se confortavelmente. Imagine uma cena em sua mente que ajudará a trazer calma. Tente não usar uma memória, pois esta é também uma forma de "retorno", mas em vez disso use uma nova fantasia de dar um longo passeio através de um jardim Inglês ou imaginar imersão em uma nascente mineral quente.
Force-se a soltar os problemas quando eles forem finalizados. Faça isso conscientemente interrompendo seus pensamentos quando eles se desviam para a preocupação resolvida. Diga a si mesmo a verdade sobre a situação, especialmente se foi mal, expressando-a em uma única sentença para você mesmo e mentalmente para descansar. Você provavelmente terá que praticar repetidamente para libertar-se, mas eventualmente funcionará.
Advertências
Procure ajuda profissional de um terapeuta licenciado para ajudá-lo a parar de analisar demais se não puder hábito ou se está diminuindo seu prazer na vida.