Comportamento ciumento pode prejudicar um relacionamento, fazendo você e seu parceiro infeliz. O ciúme está enraizado no comportamento possessivo que sai de controle; Como resultado de seus sentimentos de ciúmes, você pode estar tratando seu parceiro como um objeto que requer vigilância constante, observa o terapeuta Mark Tyrrell em “7 dicas para superar a inveja nos relacionamentos”. Um cenário de cabo-de-guerra pode acontecer à medida que você tenta monitorar Cada movimento do seu parceiro e seu parceiro cada vez mais resiste por se afastar. Evite esta situação sem vitória. Não permita que seu ciúme arruíne o relacionamento.
Dê uma olhada por dentro
Sentimentos de inadequação ou baixa auto-estima preparam o terreno para o comportamento invejoso, escreve Hara Estroff Marano no artigo “Ciúme: Amor Destruidor. ”Quando você não se sente bem consigo mesmo, pode se ressentir da interação social que redireciona a atenção do seu parceiro para longe de você. Você pode responder à atenção diminuída tentando controlar seu parceiro. Quebre este ciclo realizando um auto-exame. Olhe para dentro para identificar a fonte de seus sentimentos de inadequação.
Pergunte "E se ..."
O comportamento ciumento que você demonstra pode ser alimentado pelo medo de perder seu parceiro. No entanto, seu parceiro é uma pessoa, não uma posse. Permita-se imaginar o pior de todos os resultados possíveis. Pessoas e relacionamentos podem evoluir para excluí-lo, sugere o terapeuta Mike Tyrrell. Use sua imaginação para visualizar-se indo além da dor da perda para emergir como um indivíduo resoluto e resiliente.
Você tem controle sobre seus sentimentos
Comportamento ciumento pode prejudicar seu relacionamento, mas pensamentos invejosos não, aconselha psicólogo e autor Robert L. Leahy no artigo Psicologia Hoje, "Ciúme é um assassino: como se libertar de seus sentimentos ciumentos." Quando você experimenta sentimentos de ciúmes, reconhecer a existência desses sentimentos e reconhecer que eles não podem ser baseados na realidade . Você pode escolher como você responde a esses sentimentos. Sua resposta aos sentimentos de ciúme determina se os sentimentos se tornarão ou não problemáticos para o seu relacionamento.
Um pouco é um longo caminho
Sentir-se possessivo e ciumento de vez em quando é natural quando você está em um relacionamento . Mas reconheça quando sentimentos ciumentos cruzam a linha e começam a abafar o relacionamento. Um exemplo de comportamento excessivamente ciumento é monitorar as atividades diárias de seu parceiro. Quando o comportamento invejoso machuca você, seu parceiro ou seu relacionamento, considere o aconselhamento para ajudá-lo a lidar com as causas de seu ciúme e fazer modificações em seu comportamento.