Ciúmes e autoconfiança
Se a inveja é um problema em seu casamento, pode ser sinal de problemas com o seu próprio nível de autoconfiança. A falta de autoconfiança e auto-estima causa sentimentos de insegurança quando você se esforça para saber se você é bom o suficiente para conquistar o amor e a devoção de outra pessoa. Embora você tenha dito “eu faço” e tenha feito promessas para sempre, suas próprias experiências com rejeição e mágoa ao longo do caminho tornam difícil aceitar que seu marido quer dizer o que ele diz. O site de relacionamento online eHarmony lembra aos casais que ninguém chega à idade adulta sem algumas situações comoventes ao longo do caminho. Carregar essas lembranças dolorosas em vez de lidar com elas pode criar sentimentos de insegurança que levam à inveja.
As outras mulheres
Ser levemente ciumento das outras mulheres na vida de seu marido é uma parte normal de qualquer casamento. Mas quando ligeiro zelosamente se transforma em obsessivamente ciumento, seu relacionamento pode estar em risco. Medir-se contra todas as outras mulheres com quem seu marido entra em contato durante o dia não é saudável. Casais casados devem ouvir as preocupações uns dos outros com cuidado e respeito quando se trata de inveja, recomenda o Dr. Terri Orbuch para o Huffington Post. Mesmo que você esteja convencido de que seu marido está lhe dando uma razão para ter ciúmes, dê a ele a oportunidade de explicar sem julgar. E se o seu marido estiver envolvido em comportamentos que o tornam suspeito, é hora de ser honesto sobre como suas ações o fazem se sentir e dar a ele uma chance de mudar esses comportamentos.
The Family Factor | A família extensa do marido pode ser a fonte do seu ciúme, especialmente se ele estiver passando muito tempo com seus pais ou irmãos e não tiver tempo suficiente com você. Isso é especialmente comum quando seu relacionamento ou casamento é relativamente novo ou se você mora perto da família dele e não da sua. Ajudar seu marido a entender que sua nova família é sua primeira prioridade é importante. Estabelecer limites sobre quanto tempo com os pais é demais, que horas são apenas para vocês dois e como lidar com interrupções ajuda a colocá-los na mesma página com as mesmas expectativas. Orbuch lembra àqueles que experimentam inveja no casamento que construir confiança uns nos outros no relacionamento pode ajudar quando se trata de ser ciumento sobre as relações familiares que existiam antes do casamento.
É você ou eu?
Um importante coisa a considerar quando você está sofrendo de sentimentos de ciúme é o quanto isso vem de você. Seu marido pode estar lhe dando razões para ficar com ciúmes, ou você pode estar sofrendo de ciúmes por outras razões - e o ciúme é influenciado por um dos dois fatores: estabilidade emocional e amabilidade, diz o psicólogo Dr. Alan V. Tepp. Sua estabilidade emocional é a medida em que você é capaz de gerenciar sentimentos fortes, como raiva, depressão e ansiedade. A amabilidade é uma tendência para ser gentil, compassivo e cooperativo. A tendência de suas personalidades em relação a um fator ou a outro pode determinar a probabilidade de você sofrer com ciúmes.