Sair de um relacionamento abusivo pode ser um grande alívio, mas também pode levar a sentimentos de perda, insegurança e confusão. É provável que você tenha passado tanto tempo agindo de forma contida para evitar críticas, negatividade e abuso físico ou emocional, que perdeu de vista quem você realmente é. A fim de confiar em si mesmo, você precisa se conhecer novamente.
Aproveite o processo
É hora de transformar suas experiências passadas negativas em um futuro positivo. O processo de recuperar a confiança em si mesmo pode ser agradável, revela o psicólogo Steven Stosny no artigo "Abuso emocional: recuperando o eu central", para Psychology Today. Veja como conhecer um velho amigo com quem você perdeu o contato, aconselha Stosny. Use afirmações positivas para treinar sua mente para pensar positivamente sobre si mesmo, sugere a psicóloga clínica Kathleen Young no artigo "Aprenda a se amar após o trauma", em DrKathleenYoung.com. Continue dizendo as palavras até acreditar nelas. Por exemplo, para recuperar a confiança em si mesmo, você pode adotar "Sou uma mulher inteligente" como seu mantra.
Amar a si mesmo
Segundo a psicoterapeuta Cynthia Wall, confiar em si mesmo só virá de um ponto de partida ponto de amor e cuidado, escreve Margarita Tartakovsky no artigo "3 maneiras de desenvolver a autoconfiança", para PsychCentral. Quando você estava em um relacionamento abusivo, você não era tratado de maneira carinhosa e amorosa, o que pode ter lhe ensinado a se sentir indigna de amor. Aprenda a se dar o amor que você não recebeu de seu parceiro abusivo, aconselha Young. Para começar, preste atenção aos seus pensamentos e sentimentos. Descubra o que faz você se sentir bem consigo mesmo, de tratar-se de um buquê de flores e de ter um longo trabalho no parque. Estabeleça metas viáveis e parabenize-se quando as realizar.
Seja paciente
Confiar em si mesmo não é ser perfeito. Você é humano, nem sempre sabe a coisa certa a fazer e pode cometer erros. Parte da autoconfiança é ter fé em si mesmo de que você superará obstáculos e sobreviverá a contratempos. Em vez de se bater por cometer erros, simplesmente diga a si mesmo: "Você estragou tudo. Não é grande coisa. Como posso resolver isso?" Fique longe de pessoas que não querem que você seja feliz ou bem-sucedido, recomenda Wall. Cerque-se de pessoas positivas, mas torne-se seu melhor amigo. Faça promessas a si mesmo e mantenha-os, por exemplo, para fazer uma aula de ioga toda semana ou marcar uma consulta com seu terapeuta.
Identifique suas necessidades
Como sobrevivente de um relacionamento abusivo, você esteja muito familiarizado com o que é um relacionamento doentio, e você pode duvidar de sua capacidade de encontrar um amor duradouro com o tipo certo de homem. Tome seu tempo para descobrir o que você quer de um parceiro, e prometa a si mesmo que não vai se contentar com nada menos. De acordo com o artigo do HelpGuide.org "Como encontrar o amor duradouro", um relacionamento saudável é baseado em uma conexão profunda, amorosa, honesta e confiante. Concentre-se em amar a si mesmo ao invés de se preocupar em encontrar o amor com outra pessoa, e quando um relacionamento saudável vem do seu jeito, você estará no lugar certo para agarrá-lo com as duas mãos.